Governança de Self Service BI
Uma empresa química e petroquímica tem diversas unidades departamentais com suas próprias ferramentas e controles setorizados. A utilização massiva de ferramentas de self service BI foi realizada de forma não sustentável, nosso desafio nesse case foi devolver o controle e autoridade para a área de TI mantendo a flexibilidade e autonomia para geração de relatórios com a área de negócio.
Problema
- Deficiência de relatórios para as áreas de negócio.
- Dificuldade para obter o consenso das informações entre diferentes diretorias.
- Controle decentralizados de ferramentas de visualização e seus licenciamentos.
Resolução
Implantação do Self-Service BI Gerenciado
- Implantação das políticas de governança do ambiente de Data Analytics.
- Administração do ambiente e definição de infraestrutura, incluindo cluster de gateway de dados para melhor performance.
- Controle de licenciamento e definição/implementação do Power BI Premium.
- Definição organizacional do time de BI e Data Analytics.
- Desenvolvimento de uma plataforma de comunicação e implantação de comunidade de BI com mentoria técnica apoiada de TI.
- Apoio no desenvolvimento dos relatórios corporativos

Resultado
- Massificação do uso de ferramentas
- Democratização de acesso aos dados gerados pelo negócio
- Implantação do licenciamento Premium e definição da estrutura para utilização de 1.500 usuários na mesma infraestrutura.
- Definição de processos de sustentação, projetos e resolução de problemas.