Governança de dados é um tema de extrema importância e que vem ganhando destaque nas companhias. À medida em que o volume de informações de negócio e dados gerados crescem exponencialmente – muito em função do processo de transformação digital – é necessário estar preparado para que a governança de dados seja eficiente. No entanto, muitas empresas não sabem como implantar e nem como atingir maturidade em governança de dados.
Governança de Dados é o processo de gerenciamento da disponibilidade, usabilidade, integridade e segurança dos dados em corporações, garantindo que os dados sejam consistentes, confiáveis e bem utilizados. A gestão dos princípios de organização e controle de dados e informações é responsabilidade da área de Governança de Dados – este processo é muitas vezes capitaneado pela área de TI.
Bases da Governança de Dados
Para que a governança de dados cumpra seus objetivos, ela precisa compor a estratégia da companhia de acordo com três elementos base.
- Relevância da informação: as informações que são coletadas devem ser armazenadas de forma em que sua ordenação seja de fácil assimilação para os executivos e diferentes áreas de negócio.
- Usabilidade: as interfaces das plataformas de consumo de dados devem ser amigáveis e intuitivas, contribuindo para o engajamento dos usuários.
- Segurança: a segurança da informação é um dos pontos mais críticos. O compartilhamento de informações, as diretrizes de confidencialidade, bem como os níveis de acessos, devem estar em conformidade com a estratégia da empresa.
Como implantar a Governança de Dados
A implementação da governança de dados requer políticas, processos e procedimentos, bem como a identificação de ferramentas que possam apoiar o processo, garantindo a segurança, a qualidade e disponibilidade da informação ao longo de todo o ciclo de vida do dado. Isto se inicia nas áreas de negócio através de suas transações e conclui-se no dado disponível para consumo e tomada de decisão.
Existem metodologias e frameworks que orientam e suportam o processo de implantação da governança de dados. Caso a empresa ainda não possua maturidade suficiente, é necessário a escolha de um parceiro estratégico que auxilie na jornada de governança de dados.
Metodologia e Ferramentas para Governança de Dados
Metodologias de mercado, e próprias, apoiam todo o processo de implantação e manutenção da governança de dados. Com relação a ferramentas e plataformas, podemos considerar três grupos.
Ferramentas para Governança de Dados
- Alation
- Alvin
- Amundsen
- Apache Atlas
- Collibra
- Dataplex
- Dentre outras
Plataformas Analíticas para Governança de Dados
- Looker – Google Cloud
- Power BI – Microsoft
- Tableau
Plataformas de Dados para Governança de Dados
- AWS – Amazon Web Service
- Azure – Microsoft
- GCP – Google Cloud Platform
- Microsoft – Power Platform
A atuação para projetos de governança de dados inclui
- Definição da estratégia de dados
- Modelos de governança
- Domínios de dados
- Desenhos de processos
- Políticas diversas
- Dentre outros
Para entender mais sobre projetos e programas de Governança de Dados, entre em contato conosco e solicite uma reunião com nosso time de especialistas.