Gestão da informação e governança de dados. Estes são temas que vêm ganhando cada vez mais destaque nas corporações. Líderes das áreas de dados e analytics sabem que sem uma estratégia de governança, é praticamente impossível atender às exigências organizacionais, como por exemplo, o crescimento de receita, a otimização de custos e a melhora da experiência dos clientes.
Diante deste cenário, é demandado dos líderes de Dados & Analytics a melhora das práticas de governança de dados, além da criação e estabelecimento de processos que sejam eficazes.
“Os líderes de dados e análises estão tendo dificuldade em identificar quais aspectos da governança precisam melhorar, porque não têm uma referência clara para as melhores práticas nas principais áreas de governança”.
afirma Saul Judah, vice-presidente analista do Gartner.
Ainda de acordo com estudos do Gartner, estima-se que, até 2025, 80% das organizações que procuram escalar os negócios digitais irão fracassar porque não adotam uma abordagem moderna à governação de dados.
Conheça os Principais Fundamentos da Governança Moderna de Dados
Alinhe a governança de dados e análises com os resultados de negócios
Os esforços de governança devem estar diretamente ligados à estratégia e às prioridades empresariais. No entanto, as organizações muitas vezes orientam as suas práticas de governança de Dados & Analytics em torno de dados e não de negócios, tornando um desafio para os líderes de Dados & Analytics terem discussões significativas com os líderes empresariais.
Para melhor apoiar os resultados de negócios, alinhe as políticas e padrões de governança com as prioridades de negócios, métricas de processos de negócios e métricas de D&A.
Coloque o valor comercial e os resultados priorizados no centro do seu estatuto de governança, com métricas de negócios claras para o sucesso. Certifique-se de que essas métricas sejam atribuídas às partes interessadas nomeadas e conectadas às métricas de Dados & Analytics. Por fim, organize workshops com os principais tomadores de decisão e contemple estratégias para melhorar seus resultados de negócios.
Manter um modelo de responsabilidade e direitos de decisão
Um modelo de responsabilidade e direitos de decisão é fundamental para qualquer esforço bem-sucedido de D&A. Isto proporciona a supervisão necessária para garantir que as pessoas certas sejam responsáveis pelas decisões que tomam e que as partes interessadas tenham confiança no processo de tomada de decisões de governança.
Implantar treinamento e educação em governança
As iniciativas de governança de Dados & Analytics exigem que as pessoas se comportem de maneira diferente, seguindo as expectativas estabelecidas pelas políticas e padrões. Mas nem sempre está claro exatamente quais deveriam ser esses novos comportamentos. Colabore com o RH e planeje um regime de aprendizagem e desenvolvimento para apoiar as melhores práticas de governança de dados. Analise as funções relacionadas com a governação para ter uma ideia do conjunto de competências necessárias e desenvolva módulos de formação que consistem em webinars, blogs ou diretrizes para fornecer material de aprendizagem relevante e atualizado. Avalie o seu impacto em ajudar as pessoas a tomar melhores decisões de governança e a fazer as melhorias necessárias.
Defina metas bem definidas e mensuráveis para a função de dados e análise. Por exemplo, a conclusão de módulos de formação específicos sobre as melhores práticas de governança de dados pode tornar-se parte dos objetivos anuais dos funcionários.
Incentive a mudança cultural e a colaboração
Como as decisões de governança de Dados & Analytics são tomadas em toda a empresa, concentre-se na colaboração e não na centralização. A governança de D&A não pode ser vista como uma atividade burocrática; em vez disso, deve concentrar-se nas interações entre pessoas, na narração de histórias, na partilha de conhecimentos e na inovação.
Comece entendendo como os dados são percebidos atualmente na organização, participando de reuniões executivas, reuniões gerais e outras sessões. Descubra o que precisa mudar culturalmente e desenvolva uma narrativa baseada em histórias para explicar como a governança de dados e análises pode enfrentar desafios reais que levam à fadiga digital.
Quer saber mais sobre governança de dados, governança cloud e governança de analytics? Entre em contato conosco. Nós possuímos um time de especialistas no assunto e podemos te auxiliar em toda a jornada de governança.