fbpx
Logo Hvar com efeito 3D
Tecnologia no Ambiente de Negocios

A Tecnologia e a Volatilidade no Ambiente de Negócios

Quando o assunto é ambiente de negócios e os diversos fatores que exercem influência direta e indireta nos resultados, a volatilidade tornou-se o novo normal e, em tempos difíceis, planejamento inteligente e agilidade são essenciais para o sucesso. Por conta das constantes mudanças, sobretudo no que envolve a tecnologia, muitas empresas trabalham com planos de negócios de curto e médio prazo, diferente de décadas atrás, quando os planos de negócio eram pensados em prazos mais longos. Havia maior previsibilidade sobre vários aspectos, mas o mundo mudou.

O avanço da tecnologia trouxe maior dinamismo para o ambiente de negócios. Isso significa maior necessidade em dobrar o planejamento de cenários, análise de sensibilidade e flexibilidade. Para gestores é fundamental examinar o ambiente usando dados e insights de várias fontes para avaliar o impacto de inúmeras variáveis em sua estratégia de marketing, vendas, lançamento de produtos, por exemplo, e determinar como iterar os planos de acordo.

Diante deste cenário, no que tange a adoção de novas tecnologias, é importante contar com um parceiro comercial que tenha a capacidade de entender o seu desafio de negócio. Afinal, ter apenas o domínio da tecnologia a ser implantada não é suficiente. Embora a tecnologia seja um pilar importante na frente de negócios, ela deve ser encarada como um meio, um facilitador, e não o fim. Não importa qual nuvem, qual ferramenta de visualização de dados ou plataforma de CRM. No final do dia, se a solução ou parceiro de implementação não endereçar questões de negócio, será apenas mais uma perda de tempo e de dinheiro.

A tecnologia precisa ser uma aliada e um forte pilar estratégico. Em um ambiente focado na promessa do novo, é fácil descartar investimentos legados. Os líderes de negócios como CMOs, CTOs, CIOs, CEOs, devem enfrentar os desafios de hoje com o que têm em sua caixa de ferramentas hoje e com um bom planejamento sobre as ferramentas que planejam ter amanhã.

Na área de marketing, por exemplo, estudos da Gartner mostram que os CMOs devem fazer da otimização de tecnologia uma meta em 2023, encarregando as equipes de aumentar as taxas de utilização e o ROI. Dado um orçamento finito, equilibrar os gastos é uma das tarefas mais difíceis atualmente, não somente para o marketing, mas para todas as áreas.

A volatilidade do Mercado e a Recessão

O cenário econômico mundial e local tem apresentado muitos desafios. A despeito de toda a instabilidade que estamos atravessando, investir em tecnologia, sobretudo em tempos de recessão, é importante porque os consumidores continuarão comprando coisas que são úteis, e agregar valor na relação de consumo requer inovação.

Existem vários estudos realizados por escolas de negócios que mostram que as empresas que operam no modo de sobrevivência, fazendo cortes profundos e reagindo defensivamente, tendem a cambalear durante uma recessão, demoram a se recuperar e nunca realmente alcançam aqueles que continuaram a investir e inovar.

Investir em Tecnologia para Acelerar a Inovação

Para sobreviver em um ambiente de negócios volátil, ou melhor ainda, prosperar neste ambiente mais competitivo, o mindset dos líderes de negócios deve ser: “Implantar, inovar e propagar”: primeiro, implantar uma plataforma de tecnologia consistente. Em seguida, criar melhores maneiras de trabalhar. Por fim, usar a plataforma para propagar essas inovações de negócios de forma ampla e confiável. A esse respeito, a implantação de tecnologias como a inteligência artificial generativa – essa é apenas um exemplo ­– tem duas funções distintas: como catalisadora de ideias inovadoras e como mecanismo para fornecê-las. Cada uma das três etapas citadas apresenta desafios gerenciais diferentes e críticos, entre eles questões de centralização e autonomia.

Parceiro Estratégico de Negócios

Acreditamos que a evolução em adoção de novas tecnologias, assim como a obtenção de maturidade em temas importantes como a jornada data driven, jornada do cliente, inteligência artificial aplicada para negócios, dentre outros, deve ser um processo contínuo e parte da cultura das empresas. A experiência nos mostra que empresas que fazem a “adoção” de determinado recurso tecnológico sem ter um objetivo estratégico de negócio bem definido, não conseguem explorar todo o potencial que a tecnologia pode oferecer.

Nós da HVAR atuamos de forma estratégica e consultiva, atendendo nossos clientes em diferentes frentes de negócios. Seja com soluções para áreas de TI, marketing, vendas, finanças, entre outras, nosso objetivo final é entregar resultados tangíveis e consistentes.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar sua empresa em seu desafio de negócio? Entre em contato conosco e solicite uma reunião com um de nossos especialistas de negócios.

Categorias

seta laranja

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos

Posts Recentes

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br