fbpx
Logo Hvar com efeito 3D

Entenda melhor as diferenças entre análise preditiva e prescritiva

No cenário atual, as empresas estão inseridas em contextos que envolvem muitas circunstâncias internas e externas e não é simples traçar estratégias de médio e longo prazo com base em acontecimentos passados. No Brasil, estamos começando a utilizar mais os dados para planejar ações e apoiar as decisões dos negócios e com isso ganhamos competitividade.

Para ter agilidade nos processos e prever os movimentos do mercado com base em dados, é necessário investimento em análise de dados. Este artigo vai explorar as diferenças entre as análises preditivas e prescritivas e explicar como elas, em conjunto, podem ajudar a sua empresa a melhorar os resultados globais frente à concorrência.

Os diferentes tipos de análise

Existem três tipos de análise e o mais simples deles é a análise descritiva, embora ela seja um procedimento básico de estudo de dados baseados em ações passadas, quando aliada aos métodos de analytics pode responder a perguntas interessantes que envolvem, por exemplo, variações de demanda. Esse modelo pode ser associado a histogramas e gráficos de densidade e apresentar panoramas bem completos do mercado.

Outro tipo de análise é a análise preditiva, a partir dela é possível prever o comportamento futuro dos dados a partir de registros históricos, isso quer dizer que as previsões são possíveis apenas se houver informações armazenadas nos sistemas de inteligência da empresa. Esse modelo é aplicado a fatores que estão vinculados ao tempo como, por exemplo, em casos de probabilidade de inadimplência.

É fundamental que o conhecimento que baseia as decisões dessa análise estejam arquivadas com qualidade e integridade para que possam dar um direcionamento real. Nesse sentido, ela é resultado de uma empresa que tem uma governança de dados madura e cuja gestão da informação seja parte da rotina dos funcionários e da cultura organizacional.

A análise prescritiva é um modelo de análise que também permite previsões com base em dados históricos, ela relata de maneira genérica como serão os cenários antes que eles ocorram e direciona as recomendações por meio de um modelo estatístico que possibilita a identificação de tendências, esse tipo de análise é útil no estudo dos concorrentes, por exemplo.

Diferenças entre as análises preditivas e prescritivas

As análises preditivas e prescritivas juntas conseguem fundamentar decisões baseadas em dados, elas são complementares. A maior diferença entre elas é que a análise preditiva ajuda a prever o que vai acontecer no futuro enquanto a análise prescritiva oferece recomendações mais específicas para mudar o que está por vir.

A previsão pode ser considerada um subconjunto da predição, ambas tem o objetivo de apontar situações futuras, mas enquanto uma faz isso de maneira genérica, a outra oferece opções aos tomadores de decisões baseadas em indicadores. Para entender melhor essas duas abordagens vamos olhar os exemplos a seguir.

Exemplos de análise preditiva

Um homem de 20 anos, solteiro e desempregado tem 32% de probabilidade de atrasar o pagamento de um determinado boleto, já uma senhora de 65 anos, viúva e aposentada tem apenas 4% de probabilidade de atrasar o pagamento do mesmo boleto. Ou seja, as alterações nas particularidades dos indivíduos alteram as probabilidades.

Para que a previsão de uma análise preditiva seja validada é preciso que ela acerte entre 70% e 90% das tentativas, pois se acertar cerca de 50% seria o mesmo que sortear uma resposta entre duas alternativas. Quando o modelo atinge números muito altos, superiores a 95%, é necessário avaliar se há comprometimento em suas variáveis.

Casos de análises preditivas com previsões acontecem quando esse modelo é utilizado em séries temporais contendo variáveis sobre dados do clima, financeiros, econômicos, entre outros. É possível analisar situações como, a título de exemplo, a oscilação do dólar nos próximos três meses em decorrência da pandemia de coronavírus.

Exemplos de análise prescritiva

A característica principal da análise prescritiva é que ela traz informações para a decisão que pode alterar o futuro, ela mostra as diretrizes. Uma analogia para essa análise é o painel de um veículo que cessa o seu funcionamento, nesse cenário acende-se uma luz que indica que o problema é a falta de combustível e fica entendido que para saná-lo será necessário abastecer o carro.

Outro exemplo é uma indústria de bens de consumo que tem uma marca com baixos resultados de vendas nas lojas varejistas. A análise prescritiva pode prever, a partir de dados sobre produtos similares em situações semelhantes e do mercado, ações para que a empresa reverta essa situação, que podem ser a melhoria do posicionamento dos produtos nas gôndolas, o desenvolvimento de ações de degustação ou a modificação da embalagem.

Uso de análises preditivas e prescritivas na sua empresa

O primeiro passo para implementar essas análises na sua empresa é ter recursos tecnológicos apropriados e eficientes, como utilização de um Data Lake cuja função é armazenar as informações de maneira organizada. Tanto para as análises preditivas, quanto para as prescritivas, ou para a combinação de ambas, é importante ter um histórico de dados que sirva como base.

Os analistas responsáveis pela gestão da informação devem estudar e estruturar o conhecimento da empresa para que ele seja acessado pelos executivos e utilizado para a tomada de decisões, análises de cenários e planejamento de ações. A qualidade do banco de dados é fundamental para que o data analytics da organização funcione de maneira estratégica.

Por último, é fundamental pensar na equipe responsável pelas análises dos materiais e elaborações das previsões no contexto atual. É preciso selecionar profissionais capacitados não só para estruturar as informações de maneira prática e objetiva, como também para supervisionar os fluxos de coletas de dados e a evolução dos processos de inteligência de negócios.

Agora que você sabe as diferenças entre as análises preditivas e prescritivas e o como elas podem potencializar o planejamento estratégico da sua empresa, é interessante contar com o suporte de uma empresa especializada e tenha resultados com mais agilidade e eficiência. A Hvar Consulting conta com experiência de implementação de diversos projetos com análise descritiva, preditiva e prescritiva.

Você já entendeu a importância da análise de dados para a estratégia do seu negócio, então converse conosco para conhecer as opções de serviços que podem ajudar a sua empresa na gestão da informação.

Categorias

seta laranja

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos

Posts Recentes

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br