CROSS SELL E UP SELL
Case Dotz
Cross Sell e Up Sell
Dotz Inc. é uma empresa de tecnologia robusta e com amplo conhecimento do consumidor, e o objetivo foi analisar o comportamento de compra para identificar os clientes com maior probabilidade de comprar/adotar produtos específicos, para que Dotz possa efetivamente atingir o público e aumentar sua receita por meio de recomendações de cross-selling.
Desafio do Negócio
A Dotz tem milhões de clientes ativos, mas infelizmente para a empresa, há uma tendência dos clientes que inicialmente escolhem o produto A permanecerem fiéis a ele por longos períodos, mesmo indefinidamente. O desafio está em aprofundar esses dados usando técnicas de aprendizado de máquina e mineração de dados para descobrir padrões que possam identificar clientes com maior probabilidade de migrar para novos produtos
Solução
Dada a quantidade de dados disponíveis, aproveitar o poder do BigQuery foi crucial para transformar e analisar dados complexos quase instantaneamente. A Vertex AI desempenhou um grande papel aqui, desde o treinamento e avaliação até a implantação de pipelines e execuções por meio do Kubeflow. O Cloud Run foi usado para ativar alguns gatilhos e o Cloud Scheduler para garantir o tempo adequado das operações. Painéis do Looker para monitorar os resultados.
RESULTADO
Como resultado, houve uma taxa de conversão notória e expressiva, mostrando novas variáveis que ajudaram na propensão do cliente a converter para um produto novo e mais rentável. Foi possível melhorar a base de comparação entre clientes lucrativos e não lucrativos, dando sugestões e levantando um cliente não lucrativo a se tornar um cliente lucrativo.
Este projeto nos permite oferecer um NBO (Next Best Offer) preciso para os clientes A, B ou C, sugerindo com precisão produtos que tragam satisfação e tornando-os um novo cliente. Reduzindo o desgaste do cliente, fazendo sugestões menos agressivas e mais assertivas, impactando positivamente na experiência geral.
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