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Gráficos para Dashboards

Dashboard: Conheça as Melhores Práticas de Visualização de Dados

O universo corporativo adota a cada dia mais modelos visuais aos seus processos de gestão de projetos, acompanhamento da produção, controle dos prazos, entre outros. Os gráficos para dashboard são ferramentas de visualização de dados que complementam as estratégias de inteligência de negócios e se você quer saber tudo sobre eles e utilizá-los da maneira mais eficiente no seu dia a dia, leia este artigo.

Qual a importância do gráfico para dashboard?

O objetivo dos dashboards é facilitar o monitoramento dos indicadores de desempenho das empresas e os estudos de cenários e gráficos permitem a comunicação de ideias complexas com agilidade, clareza, precisão e eficiência. As imagens representam de maneira simples, porém eficiente, informações de relatórios extensos e detalhados.

Os gráficos para dashboard podem apresentar tendências, impactos de novas estratégias, evoluções de performance, relações entre variáveis e outras informações que precisam ser compartilhadas. 

As empresas lidam com uma quantidade significativamente grande de dados e para extrair as interpretações necessárias deles precisam categorizá-los e organizá-los. Dashboards são uma ferramenta para exibir itens de maneira ordenada. Eles mostram em uma só tela, com recursos visuais, elementos estratégicos e relevantes sobre a empresa e o mercado.

Quais os tipos de gráficos dashboard?

Dashboard operacional

Ele mostra métricas sobre as áreas operacionais das empresas como mensuração de performance, otimização de tempo, ajustes de ações, entre outros indicadores. Esse modelo possibilita cruzamentos de dados que auxiliam na tomada de decisões, um exemplo são os produtos que determinada loja precisa repor no estoque e as variações de preços das últimas compras.

Dashboard tático

Esse dashboard mostra métricas que ajudam no direcionamento tático, principalmente de médio prazo, e ele está relacionado aos objetivos da empresa e às métricas e KPIs dos diferentes setores. Gráficos com informações e diretrizes táticas costumam ser os mais acompanhados pelos gestores das diversas áreas do negócio.

Como exemplo podemos considerar os resultados das vendas relacionados aos investimentos em prospecção de clientes. A partir do que foi exposto é possível medir a eficácia dessas ações e também realizar mudanças enquanto as campanhas estiverem em curso para que tenham um melhor desempenho.

Dashboard estratégico

O dashboard estratégico mostra dados relevantes que indicarão se o planejamento estratégico da empresa está seguindo o direcionamento pretendido. Esses gráficos podem expor métricas globais de vendas, finanças e dos retornos para acionistas, e apontar diretrizes e ações para próximos períodos projetando indicadores cada vez mais próximos do esperado.

Formas de exibição de gráficos

Gráficos de comparação são excelentes para confrontar os dados ao longo do tempo ou entre várias categorias, já os gráficos de distribuição são os mais apropriados para demonstrar a frequência em que ocorrem os fenômenos. Existem também os gráficos de relação, que mostram interdependência entre as variáveis e, por fim, os gráficos de composição, que organizam diversos componentes que compõem um único contexto.

Dentro de cada uma dessas formas de exibição existem tipos de gráficos como os gráficos de linhas, de colunas ou de pizza e a escolha certa para cada informação faz com que a compreensão dela seja mais fácil. Por exemplo, o gráfico de pizza é uma excelente opção para analisar as partes do todo, mas pela sua estrutura, não tão bom ao comparar dados como é o gráfico de linhas.

Outra questão a ser considerada é a quantidade de variáveis que serão exibidas no gráfico, pois a partir dessa análise os desenhos das formas de exibição podem mudar para atender a demanda. Ainda, é relevante pensar nas métricas e KPIs e nos objetivos estratégicos e táticos da empresa a fim de elaborar gráficos que possam acompanhá-los ao longo do tempo.

Dentro dos modelos escolhidos, é importante pensar nas decisões que podem ser tomadas a partir do exposto, pois o direcionamento para ações é o objetivo final de melhorar a acessibilidade e a objetividade da informação por meio das imagens. Também há de se considerar as pessoas que vão estudar o modelo visual escolhido, pensando nos elementos mais apropriados e compreensíveis para elas.

Mesmo tendo em vista todas essas questões, ainda é possível que haja dúvidas na escolha do melhor dashboard para gráficos. Nesse caso, duas boas práticas são bem-vindas, como testar diferentes modelos para o mesmo conjunto de dados e, também, realizar uma rápida pesquisa ao perguntar as opiniões daqueles que estudarão as informações contidas neles.

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