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Gráficos Para Dashboards

Dicas para Criar Gráficos e Dashboards eficientes

Métricas, KPIs, retorno sobre investimento, resultados gerais e visões gerencial e operacional. Estes são alguns exemplos de dados que são comuns na maioria dos dashboards e gráficos de negócios. A combinação visual entre todos estes dados e elementos é um grande desafio, pois não adianta ter informação relevante se sua análise não contribuir para a tomada de decisão.

Para criar dashboards eficientes é necessário conhecer os objetivos estratégicos e táticos do negócio, pois é a partir deles que as informações serão organizadas. Também é importante acompanhar os fluxos operacionais das diferentes áreas e seus desafios e assim desenvolver métricas que possam identificar o desempenho das operações.

É fundamental conhecer todos os aspectos da organização, como os ambientes internos e externos. Isso envolve a cultura organizacional, os clientes, a concorrência, o contexto da empresa no mercado e o conhecimento que ela detém. O projeto para criar um gráfico para dashboard eficiente deve contemplar as fontes de dados, as bases de dados e a interface do usuário.

Fontes de dados para Dashboards

Esse aspecto diz respeito à coleta de dados brutos e parte da identificação de onde estão as informações relevantes para a empresa. Normalmente, elas estão espalhadas em diferentes linguagens e formatos pelos departamentos da organização, então precisam ser armazenadas em um único local, e esse processo pode contar com softwares de business intelligence.

A empresa precisa conhecer as ferramentas disponíveis para coletar os dados, ou então os softwares que podem ser adquiridos para melhorar os resultados dessa etapa. O mais importante é o discernimento do que é importante saber sobre a organização e o seu segmento de atuação e quais informações vão colaborar na estratégia do negócio.

Base de dados

É nessa etapa que os dados são organizados para formarem os dashboards, a ordenação dos elementos parte de ações dos responsáveis pela governança de dados da empresa, que na maioria das vezes são profissionais da área de tecnologia da informação. As equipes também têm seu papel ao armazenarem informações íntegras, corretas e bem contextualizadas.

Os sistemas e softwares de inteligência de negócios são essenciais, pois processam e organizam o conhecimento que será a base para a formação dos gráficos. Para que ferramentas de tecnologia possam executar essa função com eficácia, é fundamental que a organização tenha uma boa base de dados e estratégias de negócios já bem definidas.

Interface do usuário

É por meio da interface que os usuários vão interagir com os dados e com os gráficos para dashboard, ela é responsável pela usabilidade dos recursos tecnológicos que facilitam as rotinas de trabalho das equipes. Para que o processo seja eficiente, é importante que a interface seja amigável, objetiva e que proporcione uma boa experiência para quem a utiliza.

Se a visualização e o uso das ferramentas parecem confusos ou difíceis, pode ser que as pessoas não se sintam motivadas a utilizarem os sistemas de visualização de dados. Essa etapa é focada na escolha dos modelos visuais mais funcionais e objetivos, além do desenvolvimento gráfico das interfaces para otimizar a experiência do usuário.

Para colocar em prática um sistema de gráficos para dashboard eficiente é preciso entender as principais demandas do negócio e quais ações poderão ser elaboradas a partir dos conjuntos de dados expostos. As equipes que vão usar os gráficos em suas rotinas devem comunicar as suas necessidades de maneira clara, pois são elas que servirão de ponto de partida para a análise do melhor modelo visual.

Criando dashboards eficientes

É importante ter em mente que um dashboard eficiente é aquele que traduz a realidade da empresa e dos dados analisados. Devemos considerar que os dashboards devem passar por avaliações constantes para que possam se tornar mais estratégicos ao longo do tempo. É a utilização frequente deles que indicará os pontos que podem ser desenvolvidos e aprimorados, afinal é importante que acompanhem aspectos que estão em constantes transformações, como os movimentos do mercado e as estratégias da empresa.

Os gráficos para dashboard tornam-se fundamentais em um contexto em que as organizações trabalham com muitas informações ao mesmo tempo e a agilidade em assimilar o conhecimento disponível para a tomada de decisões representa um enorme ganho de competitividade.

Se você quer criar dashboards eficientes, comece por avaliar as ações necessárias junto à equipe responsável pela governança de dados, certamente há muitos benefícios no trabalho direcionado por dados consistentes e acessíveis.

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A Hvar Consulting possui um time de especialistas em soluções de Data Visualization que desenvolvem dashboards personalizados de acordo com cada necessidade de negócio. Se quiser saber mais, entre em contato conosco.

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