O GA4 é a nova versão da ferramenta para coleta e visualização de dados de visitas a sites e aplicativos, substituindo o tão conhecido Universal Analytics (UA GA3). O Google Analytics permite que você mensure o ROI (retorno sobre o investimento) em publicidade rastreando o que acontece em seu site e aplicativo, proporcionando uma série de análises, incluindo visões transacionais e comportamentais.
A mudança do GA3 para o GA4, que aconteceu em 01 julho de 2023, foi comunicada com bastante antecedência e os usuários tiveram tempo suficiente para se prepararem para realizar a transição e se adaptarem às diferenças entre o GA4 e o UA – Universal Analytics. Neste artigo você vai saber as principais mudanças entre as duas versões e entender como o GA4 pode ser uma peça importante na sua estratégia de dados, sobretudo para ações de marketing.
Além da mudança no layout no GA4 – que no meu entendimento não causou tanto impacto – houve mudanças significativas em como algumas métricas são contabilizadas na plataforma, melhorando a forma como os dados são coletados e interpretados, e criando uma nova perspectiva de enxergar o comportamento dos usuários em sites e aplicativos. O GA4 trás para a mesa uma gama maior de possibilidades de mensuração, preservando a privacidade dos usuários e proporcionando aos gestores das áreas de dados, inteligência de negócio e marketing uma maior robustez de análise para traçar estratégias suportadas por dados.
Principais Diferenças entre o GA4 e o UA – Universal Analytics
Interface
Como comentado no início do artigo, a interface é uma das diferenças menos sensíveis entre o GA4 e o Universal Analytics – pelo menos no que diz respeito à interface. Caso seja um usuário recorrente da plataforma, você não terá problemas em se adaptar.
De cara a principal mudança está no menu de navegação, que na nova versão ficou simplificada pelo fato de a maioria dos relatórios serem customizáveis. Por conta disso, para encontrar alguns relatórios que antes estavam acessíveis com dois ou três cliques você terá de configurá-los porque agora o GA4 se baseia em eventos, diferente do pageview como no UA.
Rastreamento e Modelagem de Dados
Aqui está a maior diferença entre o GA4 e o UA: o método de rastreamento. No UA as interações dos usuários eram mensuradas com base em pageviews, ou exibições de páginas, e no GA a modelagem de dados e pautada em interações que são classificadas como eventos. Eventos podem ser programados para serem contabilizados em diversas formas e situações. Isso traz maior flexibilidade pois pode-se rastrear independente de sessões, além de serem ativados e desativados de acordo com a conveniência.
No UA existe um modelo de dados hierárquico, onde os usuários possuem seções formadas a partir de acessos. Na versão GA4, há um modelo de dados – plano – baseado em eventos. Com o modelo de dados baseado em eventos é possível rastrear web e celular sem a necessidade de criar diferentes perfis e depois combiná-los, uma vez que nos apps não existe a métrica de visualizações de página, por exemplo. Essa é uma das maiores vantagens do GA4.
Comparativo de mudanças
Detalhar todas as mudanças deixaria o artigo muito longo e por isso listamos abaixo o comparativo de algumas das principais mudanças entre o GA4 e o UA – Universal Analytics.
Métrica de usuários
Existem três definições principais aqui:
Total de usuários
UA: número total de usuários
GA4: número total de usuários únicos que registraram um evento
Novos usuários
UA: número de usuários que interagiram com o site pela primeira vez
GA4: número de usuários que interagiram com o site ou app pela primeira vez
Usuários ativos
UA: não existe
GA4: número de usuários distintos que visitaram seu site ou aplicativo, os usuários que tiveram uma sessão envolvente ou eventos específicos que o GA4 coleta.
No GA4 os usuários ativos são representados como usuários, e no UA o total de usuários é apresentado como a principal métrica nos relatórios.
Pageview ou Visualizações de Páginas
No GA4 é possível a combinação de vários fluxos de dados na mesma propriedade. Com isso, as visualizações com base no site e no aplicativo serão calculadas. Na versão UA, apenas as visualizações de página do site seriam levadas em consideração.
Sessões
Principal diferença na versão GA4:
- Não há reinício de sessão após a meia-noite
- A sessão é uma subsequência de eventos
O número final de sessões pode variar entre as versões com base nos fusos horários, filtros de dados e modelagem de comportamento.
Integração do GA4 com o Ecossistema de Dados e Marketing do Google
O GA4 está totalmente conectado com as plataformas de marketing e dados do Google como, Google Ads, Search Console, Merchant Center, Tag Manager, Looker, BigQuery, etc. Inclusive a integração com o BigQuery é um diferencial que favorece análises profundas e estruturadas de dados e a conexão com o seu ecossistema de dados. Antes o BigQuery era acessível apenas a uma conta do GA 360. No entanto, essa conexão agora é gratuita para usuários do GA4 e oferece um data warehouse multi nuvem e sem servidor que você pode usar para manter sua empresa atualizada e receptiva a mudanças.
Quanto ao Google Ads, o GA4 permite identificar públicos altamente engajados ou de alto valor e segmentá-los com uma campanha de mídia paga. Você pode até ver suas campanhas do Google Ads no relatório de aquisições do GA4 e importar conversões analíticas para sua conta do Google Ads. Agora sua estratégia de dados para mídia poderá ser ainda mais sólida.
Quantidade de hits
Uma das maiores coisas que o GA4 remove são os limites mensais de hits – hits são interações dos usuários que resultam no envio de dados para o Google Analytics. No Universal Analytics, os webmasters foram limitados a 10 milhões de hits por propriedade, 500 hits para cada sessão e 200.000 hits por usuário por dia. Até o momento, não há limites de hits no GA4.
GA4 integrado a estratégia de dados
Por conta da conexão nativa e integração do GA4 com outras ferramentas e soluções do Google Cloud, o GA4 está mais avançado em questões importantes como Governança de Dados e estratégia de dados para negócios e marketing. Se sua empresa tem um e-commerce com acessos via desktop e aplicativo, agora você terá maior integração dos dados e consequentemente aumento do poder de análise no que diz respeito a jornada do usuário, por exemplo. Um outro exemplo é direcionado a área de marketing que agora terá maior visibilidade do retorno sobre o investimento em ações de publicidade com compra de mídia digital onde o tráfego pode ser direcionado para apps e desktop.
As possibilidades com o GA4 são inúmeras e se você quiser saber mais sobre como explorar essa poderosa ferramenta que possibilita a visão completa dos seus clientes e entender o comportamento multiplataformas, entre em contato conosco. A HVAR é parceira Premier Google Cloud e possuímos especialização em Data & Analytics.