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Inteligência Artificial e Marketing

Por que Inteligência Artificial é Importante para Marketing?

Se você é um profissional de Marketing ou Tecnologia você provavelmente já leu ou esteve envolvido em conversas sobre este assunto e sabe que Inteligência Artificial e Marketing estão caminhando cada vez mais juntos. Estudos recentes em diferentes regiões, indústrias e tamanhos de empresas mostram que o valor percebido pela IA vem mudando ao longo dos últimos anos e áreas como marketing e vendas têm relatado aumento efetivo de receita.

É fato que os avanços na Inteligência Artificial estão proporcionando às áreas de negócios um melhor conhecimento do cliente e favorecendo a relação entre empresa e consumidor. Seja sob perspectiva de comunicação, trazendo mais relevância para campanhas ou na ótica de negócio, gerando recorrência de compra ou até mesmo lembrança de marca. No final do dia a IA está contribuindo para relações mais conectadas e consistentes nos ambientes de negócios.

Inteligência Artificial e Marketing caminhando juntos

Nos últimos anos as pessoas estão cada vez mais conectadas e adotando o digital em praticamente todos os aspectos – comportamento que foi acelerado por conta da pandemia de COVID. Departamentos de marketing e relacionamento com o cliente que possuíam algum aparato tecnológico voltado para marketing (conhecido como MARTECH), saíram na frente no que diz respeito ao entendimento do consumidor e construção de estratégias para prever, com mais ou menos profundidade, o próximo passo dos clientes. Isso consiste em uma análise robusta de uma enorme quantidade de dados para gerar ações e reações com a maior agilidade possível. Afinal, tempo é dinheiro!

Como empresa de tecnologia e soluções de negócios, estamos vendo a Inteligência Artificial como parte estratégica para geração de oportunidades de novos e recorrentes negócios. Do ponto de vista prático, com Inteligência Artificial e Machine Learning a área de marketing pode, por exemplo, usar modelos de predição para entender e antecipar comportamentos. E com isso direcionar melhorar as campanhas de comunicação de forma mais conectadas aos desejos dos clientes e, sobretudo, com consistência.

Marketing Orientado a AI

A experiência nos mostra que para gerar resultados consistentes é necessário que o profissional de marketing esteja orientado a IA. Isso não significa menos autonomia proporcionada pelas inúmeras possibilidades de automação em Inteligência Artificial. Ao contrário! Mesmo que tecnologias de IA sejam aprimoradas e surjam com maior frequência, o profissional de marketing precisa estar no controle das ações. Nós entendemos que esse papel é cada vez mais importante.

A IA é na verdade um facilitador para que as empresas possam atingir seu potencial máximo e para isso é necessário combinar a tecnologia com o conhecimento profissional. No final do dia a Inteligência Artificial precisa gerar valor e benefícios para o negócio. Caso contrário será somente hype ou tecnologia por tecnologia. E por mais óbvio que seja, a experiência também mostra que é sempre bom ter em mente que o foco deve ser no resultado e que a tecnologia é um facilitador e o fim.

Marketing e IA é um aprendizado contínuo

É importante destacar que IA não faz milagre e que a relação entre profissional e máquina requer aprendizado contínuo, onde a IA e os profissionais de marketing aprendem uns com os outros. Desde orçamento e lances até públicos e criatividade, as contribuições do profissional de marketing são fundamentais para orientar a IA a oferecer o melhor ROI e novos caminhos de crescimento para o seu negócio.

Como profissionais de marketing podem se preparar para um futuro alimentado por Inteligência Artificial?

As áreas de marketing, vendas e experiência do cliente estão cada vez mais concentradas em entender como a tecnologia pode ser uma aliada para o negócio, e empresas de todos os tamanhos estão pensando em estratégias de marketing e IA. Este movimento é parte da jornada de transformação digital e temos auxiliado nossos clientes a extraírem o máximo potencial da tecnologia para obtenção de maturidade analítica e resultados de negócios.

Se você se interessou pelo tema e procura por um parceiro de negócio para ajudar na implantação de soluções de Inteligência Artificial, Machine Learning e Dados, nós da HVAR podemos auxiliar no seu desafio.

Entre em contato conosco para agendar uma reunião para conhecer nossos cases e soluções de IA para marketing.

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