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RPA - Automação Robótica de Processos

RPA Automação Robótica de Processos – Vantagens e Ferramentas

Visão geral

Automação Robótica de Processos (em inglês RPA Robotic Process Automation) é a denominação para o desenvolvimento de soluções, com o suporte de inteligência artificial e aprendizado de máquina, para a execução de uma série de tarefas ou atividades pré-estabelecidas, ou definidas, que podem ser realizadas de forma 100% automática e com isso ganhar tempo, reduzir tempo e custos operacionais maximizando o retorno financeiro. O RPA é uma forma de impulsionar a transformação digital de empresas em diferentes setores e segmentos.

Para a construção de um projeto eficiente de Automação Robótica de Processos RPA é necessário levar em consideração quais atividades requerem automatização e, sobretudo, lógicas e regras de negócio, pois a maioria das situações envolvem transações diversas, processos corporativos e financeiros, bem como sistemas que fazem parte da rotina da empresa.

O produto final do RPA é um BOT, ou robô, que substitui parcial ou integralmente as atividades realizadas por seres humanos. Este robô pode fazer a interface entre um ou mais sistemas, facilitando a comunicação entre eles trazendo agilidade. Ou seja, o ganho operacional em escala com RPA é enorme.

Vantagens do RPA

As vantagens que a Automação Robótica de Processos traz para as empresas são muitas. Por exemplo, melhoria na qualidade de serviços onde a precisão é fator determinante, diminuição do tempo, melhora na qualidade, aumento de conformidade, entre outras. 
Embora os inúmeros benefícios do RPA, é necessário estar atento aos tipos de processos que são adequados para implementação de automação. Afinal, existem atividades que a presença humana é insubstituível. Estes são alguns exemplos de processos apropriados para a Automação Robótica:

– Tarefas com alta propensão à falha humana
– Tarefas executadas com altíssimas frequências e volumetria
– Tarefas de precisam de execução remota
– Tarefas que exigem alta padronização, com baixas exceções
– Tarefas que não exigem cognição ou julgamento para tomada de decisão

Categorias de RPA

As soluções de Automação Robótica de Processos estão divididas em duas categorias:

RPA assistido

Os robôs executam tarefas parciais e a intervenção humana se faz necessária em alguma etapa do processo, seja controlando o sistema ou agindo efetivamente na atividade.

RPA não assistido

Os robôs são os responsáveis pela execução integral das tarefas e não há intervenção humana em nenhum momento. Todo o processo é sistêmico e devidamente programado.

Ferramentas de Automação Robótica de Processos

Existem uma série de ferramentas de RPA – Automação Robótica de Processos disponíveis no mercado. O Quadrante Mágico da Gartner de julho de 2021 classifica as principais e vamos citar 3 das principais.

Gartner Quadrante Magico RPA

UiPath RPA

Plataforma americana com aplicação em nuvem (SaaS) baseada na web e que pode ser implementada em Windows, Linux, Android e iOS. Suporta integração com os sistemas SAP e Citrix, e trabalha com HTML, Flash, AJAX, PDF, Java e Silverlight.

Com a UiPath é possível realizar processamento automatizados em diferentes tipos de negócios como por exemplo, automação de Contact Center, Serviços de Saúde, Financeiros e Contábil.

Automation Anywhere RPA

Também com sede nos Estados Unidos, a plataforma Automation Anywhere tem grande penetração no mercado e fornece soluções assistidas e não assistidas para diferentes mercados como, Saúde, Financeiro, Telecon, Indústrias, entre outros.

Está em operação em mais de 90 países e possui aplicação em nuvem (SaaS) baseada na web.

Blue Prism RPA

A Blue Prism, com presença em praticamente todos os continentes, se posiciona como pioneira no mercado possuindo mais de 1.500 clientes globais. Assim como as demais citadas possui aplicação em nuvem (SaaS) baseada na web.

Case RPA Hvar Consulting

Para trazer um caso prático, um de nossos clientes reportou como dor a necessidade de realizar tarefas repetitivas para baixa de fatura de fornecedores no ambiente SAP S4Hana. Nosso time mapeou o fluxo do processo e implementou um RPA para a automatização dos seguintes passos:

1 – Leitura de email para identificar as faturas enviadas pelos fornecedores
2 – Baixa do pdf para um storage
3 – Utilização de OCR para leitura dos dados da fatura
4 – Armazenamento dos dados da fatura em uma tabela
5 – Baixa da fatura no ambiente SAP S4Hana
6 – Geração dos logs do processo
7 – Dashboard para visualização da telemetria da solução

Quer saber mais sobre RPA e entender como a automação robótica de processos pode auxiliar a alavancar seus negócios?

A Hvar Consulting é especialista em projetos que requerem Automação Robótica de Processos e temos um time técnico expert para auxiliar a sua empresa na adoção de RPA ou na manutenção de projetos existentes.

Entre em contato conosco e solicite uma reunião.

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