Marketing Analytics tem por objetivo fornecer aos profissionais de marketing a capacidade de analisar dados para criar estratégias eficientes. Marketing Analytics vai além da simples coleta e visualização de dados de campanhas e inclui a possibilidade de gerar insights e construir a visão completa da jornada do consumidor, combinando dados transacionais como, frequência de compra, ticket médio, ciclo de vida e dados comportamentais como, gostos, hábitos, preferências, etc.
Para construir uma estratégia de marketing eficiente, é fundamental o uso de dados desde a fase de planejamento, passando pela fase de execução, sempre coletando informações relevantes e suficientes para comprovar o retorno sobre o investimento. E isso só é possível construindo um ambiente analítico de marketing eficaz com uma solução de marketing analytics completa.
Conquistando Maturidade em Marketing Analytics
Muitas empresas desejam esse nível de maturidade. No entanto, não sabem como estruturar seu ecossistema de dados para marketing e enfrentam algumas barreiras e desafios, sobretudo com a falta de integridade da informação imposta pelos silos de dados, o conflito entre metodologias das plataformas de tecnologia para marketing (martech) e ainda a dificuldade de mensuração omnichannel com um modelo de atribuição eficaz.
Todos estes desafios são endereçáveis com a criação de um ambiente de dados para marketing que favoreça a conexão das propriedades digitais, sendo próprias e/ou pagas como website, aplicativo, canais sociais, plataformas de mídia paga, e ainda os canais para comunicação com clientes que são gerenciados pelo time de CRM como e-mail e SMS, por exemplo.
Ambiente de Dados para Marketing Analytics
Construir uma fundação de dados estruturados é o primeiro passo para conquistar maturidade em marketing analytics. Com ferramentas robustas que possibilitem a gestão de audiências, a ativação de campanhas e analytics avançado, profissionais de marketing têm a possibilidade de traçar o perfil do consumidor com base em dados reais, entendendo a performance das campanhas e o resultado obtido através das iniciativas de comunicação. Com Marketing Analytics ainda é possível fazer análise preditivas com o suporte de inteligência artificial e modelos de machine learning, tornando o planejamento de marketing mais inteligente e eficiente.
Marketing Analytics sem uso de Cookies
Marketing Analytics ajuda as empresas a lidarem com questões complexas como por exemplo a criação de audiências, a ativação e a orquestração de campanhas sem a dependência de cookies – você já deve saber que a partir de 2024 o Google Chrome não prestará suporte a cookie de terceiros e isso vai impactar o ecossistema de publicidade digital.
Com tecnologia avançada é possível ter o que chamamos de resolução de identidade sem o uso de cookie, podendo criar o perfil do usuário não identificado – ou unknown – ou identificado – known – agregando dados comportamentais aos transacionais.
Marketing Analytics e a Jornada do Cliente
Um ambiente analítico de marketing favorece a ativação de dados primários de clientes, considerando seus diferentes níveis de engajamento e relacionamento com a marca. Tudo começa com a análise do perfil do cliente, construindo modelos estatísticos para entendimento do ciclo de vida do cliente – aqui podemos citar análise cohort, por exemplo. Entender resultados de campanha de mídia paga e/ou próprio podendo chegar na granularidade ao nível do criativo é algo que também é possível com o suporte de ferramentas sofisticadas para marketing.
Essa inteligência de Marketing Analytics possibilita a criação de audiências que serão ativadas em canais próprios e ainda formar audiências similares (Lookalike) em plataformas de mídia digital paga. Imagine poder fazer isso em uma única plataforma sem precisar exportar dados ou gerenciar diversas ferramentas de mídia. Isso é possível com uma solução de tecnologia para marketing analytics.
Quer saber mais como o Marketing Analytics pode alavancar sua estratégia de negócios? Entre em contato conosco e solicite uma reunião com nosso time de especialistas em tecnologia para marketing.