HVAR é líder em dois quadrantes no estudo ISG Provider Lens™ Google Cloud Partner Ecosystem Brazil 2025:
  • Google Cloud GenAI and AI Services
  • Google Cloud Enterprise Data Infrastructure Services

Análise de Dados

Conheça os Tipos de Análises de Dados mais Utilizadas

No ambiente de negócios atual é praticamente impossível que gestores tomem decisões sem o amparo de análises de dados. Porém, existem análises específicas que vão ajudar a responder questões específicas. Neste artigo você vai conhecer quatro tipos mais populares de análises de dados disponíveis atualmente empregados nos mundos da tecnologia e negócios.

Analistas business intelligence e cientistas de dados se deparam todos os dias com uma infinidade de dados em meio a um mar de informações. No entanto, para trazer maior agilidade para decisões de negócio é fundamental entender qual tipo de análise é mais adequada para responder a questionamentos.

À medida em que o volume de dados disponíveis para exploração cresce a uma velocidade acelerada, empresas de todos os setores e segmentos estão investindo cada vez mais em infraestrutura e analytics para coletar, tratar, visualizar e explorar dados.

Análise Descritiva

A análise descritiva é a mais comum utilizada por empresas que buscam respostas para a questão: “O que aconteceu?”. Utilizando relatórios e análises centradas em eventos passados, a análise descritiva ajuda as empresas a entender coisas como:

  • Quanto vendemos como empresa?
  • Qual foi a nossa produtividade geral?
  • Quantos clientes desistiram no último trimestre?

A análise descritiva é usada para entender o desempenho geral em um nível agregado e é de longe o lugar mais fácil para uma empresa começar, pois os dados tendem a estar prontamente disponíveis para criar relatórios e aplicativos.

Análise Diagnóstica

A análise diagnóstica utiliza insights obtidos por meio de estatística para identificar padrões semelhantes no passado para resolução de desafios atuais. Análise diagnóstica usa dados históricos para responder à pergunta: Por que isso aconteceu?

No entanto, a análise diagnóstica costuma ser a mais negligenciada pelas empresas. É comum gestores tentando ir de “o que aconteceu” para “o que vai acontecer” sem nunca ter tempo para abordar a etapa “por que isso aconteceu”. A análise diagnóstica ajuda as empresas a responder a perguntas como:

  • Por que as vendas da nossa empresa diminuíram no trimestre anterior?
  • Por que estamos vendo um aumento no churn de clientes?
  • Por que uma cesta específica de produtos está superando amplamente os números de vendas do ano anterior?

Análise Preditiva

A análise preditiva utiliza dados mais antigos para encontrar padrões, assim como eventos atuais para previsão do futuro. Embora não exista 100% de precisão sobre o que vai acontecer, as chances aumentam ao passo que o acesso às informações são mais detalhadas. A análise preditiva responde à pergunta: “O que é mais provável de acontecer?”. Este é um tipo avançado de análise de dados porque utiliza inteligência artificial e machine learning no processo de análise.

Os dados históricos que compreendem a maior parte da análise descritiva e de diagnóstico são usados ​​como base para a construção de modelos de análise preditiva. A análise preditiva ajuda as empresas a abordar casos de uso como:

  • Previsão de problemas de manutenção e quebra de peças em máquinas.
  • Determinar o risco de crédito e identificar possíveis fraudes.
  • Preveja e evite a rotatividade de clientes identificando sinais de insatisfação do cliente.

Análise Prescritiva

A análise prescritiva combina outros tipos de análise de dados para entender cenários, ações e decisões para se atingir determinado objetivo.

A análise prescritiva refere-se à verdadeira análise guiada em que sua análise está prescrevendo ou orientando você em direção a uma ação específica a ser tomada. É efetivamente a fusão de análises descritivas, diagnósticas e preditivas para orientar a tomada de decisões.

A análise prescritiva ajuda a abordar casos de uso como:

  • Ajuste automático do preço do produto com base na demanda antecipada do cliente e em fatores externos.
  • Sinalização de funcionários selecionados para treinamento adicional com base em relatórios de incidentes em campo.

O principal objetivo da análise prescritiva é eliminar a suposição ou avaliação da análise de dados e simplificar o processo de tomada de decisão. A análise prescritiva é comumente considerada a fusão de análises descritivas, diagnósticas e preditivas.

Gostou do artigo? A HVAR é especialista em soluções de analytics e dados. Auxiliamos empresas no processo de transformação digital e maturidade analítica.

Entre em contato conosco e solicite uma reunião para auxiliarmos em seu desafio de negócio.

Categorias

seta laranja

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos

Posts Recentes