fbpx
Logo Hvar com efeito 3D
Generative AI para Executivos

Guia de IA Generativa para Executivos

A Inteligência Artificial Generativa – ou Generative AI – é uma tecnologia emergente que está transformando a forma como as empresas resolvem alguns de seus problemas mais comuns. Por se tratar de algo relativamente novo, a IA generativa pode ser considerada como um fluxo de valor totalmente novo para líderes empresariais e neste artigo nós abordaremos algumas diretrizes que servirão como guia para executivos que querem adotar a tecnologia nos diferentes ambientes de negócios.

Este guia é para líderes empresariais que desejam iniciar a jornada de IA generativa de suas organizações. Com a tecnologia generativa de IA avançando tão rapidamente, estamos aqui para ajudá-lo a traçar o caminho certo.

De acordo com a McKinsey & Company, 75% do valor da IA generativa será realizado em operações de clientes, marketing e vendas, engenharia de software e P&D – Pesquisa de Desenvolvimento. Isso já está acontecendo, com empresas aplicando LLMs – Large Language Model (grande modelo de linguagem) – em casos de uso como IA conversacional em marketing e comércio eletrônico.

“A IA generativa abre um novo caminho, permitindo que as pessoas pensem de forma fundamentalmente diferente sobre como os negócios funcionam. Enquanto a IA e o ML tinham mais a ver com produtividade e eficiência – fazer as coisas de maneira mais inteligente e rápida do que antes – agora é “posso fazer isso de maneira completamente diferente do que antes”.

Carrie Tharp / Vice-presidente de indústrias estratégicas, Google Cloud

A IA generativa marca uma das mudanças tecnológicas mais significativas da história

O seu impacto na produtividade individual e empresarial pode ser significativo, com potencial para rivalizar com o advento da Internet ou dos dispositivos móveis. Na verdade, entre as organizações que consideram ou utilizam a IA, 82% acreditam que esta irá mudar ou transformar significativamente a sua indústria, de acordo com um estudo realizado pelo Google Cloud em julho de 2023.

O que torna a IA generativa diferente de outras formas de inteligência artificial anteriores é a sua facilidade de utilização para ajudar a resolver problemas quotidianos na vida pessoal ou profissional das pessoas. Qualquer um que saiba como fazer uma pergunta a um mecanismo de pesquisa pode usar a linguagem cotidiana para interagir com um chatbot de IA generativo ou agente virtual – fazendo com que ele responda perguntas, crie conteúdo, produza imagens, resuma documentos e muito mais.

Melhor ainda, uma única plataforma generativa de IA pode fornecer soluções para vários casos de uso, criando um efeito de rede. À medida que o número de utilizadores e aplicações aumenta, o modelo é exposto a mais dados e torna-se cada vez mais preciso e útil — o que, por sua vez, incentiva mais utilizadores.

As organizações que usam inteligência artificial generativa para acelerar, automatizar, dimensionar e melhorar os processos de negócios poderão colher grandes benefícios. De acordo com a McKinsey & Company em estudo realizado em 2023, o impacto da IA generativa na produtividade poderia acrescentar anualmente entre 2,6 biliões e 4,4 biliões de dólares à economia global.

Nenhuma tecnologia jamais elimina os fundamentos da sua proposta de valor e da cadeia de valor central do seu setor. No final das contas, na área da saúde, por exemplo, você ainda está tentando melhorar o atendimento ao paciente.

O que pode mudar, porém, é como você usa essa tecnologia para permitir que suas equipes melhorem as ofertas principais e como você resolve problemas fundamentais que atrapalham sua entrega. Na verdade, com as ferramentas certas, você poderá até identificar e apresentar novos pontos de diferença.

10 etapas para lançar seu primeiro caso de uso de IA Generativa em 30 dias

1. Identifique uma área específica
Escolha uma área específica em sua empresa que possa se beneficiar da IA generativa, como atendimento ao cliente, captação de pacientes, ações corporativas ou conteúdo de marketing.

2. Selecione uma persona
Determine qual categoria de trabalho ou função dentro da área escolhida você deseja tornar mais produtivo.

3. Determine as fontes de dados que a persona precisa para ser produtiva.

4. Inclua ao menos 3 tipos de personas no time
Exemplo: inclua pessoas das áreas de negócio e de tecnologia.

5. Defina suas intenções, objetivos e o resultado que você está tentando alcançar.

6. Trabalhe em colaboração com a equipe para projetar prompts que orientarão as respostas do modelo de IA generativa.

7. Crie uma experiência do usuário (UX) e uma interface do usuário (UI)
Crie uma experiência e uma interface fáceis de usar que executarão o modelo generativo de IA em produção para o caso de uso da pessoa escolhida.

8. Expanda o uso para outros indivíduos adicionais ao time
Depois de obter resultados aceitáveis com o ajuste, convide duas ou três outras pessoas da persona escolhida para começar a usar o modelo.

9. Construir um plano de operações do Modelo de Linguagem (LM)
Desenvolva um plano para produzir e monitorar o resultado do modelo de IA para garantir que ele funcione de forma eficaz e segura.

10. Expandir o uso para casos de uso adicionais dentro da mesma área
Com cada caso de uso adicionado ao modelo, o próprio modelo se tornará mais preciso na área em questão.

A HVAR possui o mais alto nível de parceria com o Google Cloud e podemos te ajudar no processo de adoção da IA generativa, que inclui a definição prévia de KPIs para ajudar a demonstrar o impacto aos seus líderes, processos fundamentais para escalar entre domínios e recomendações para permitir que suas equipes experimentem em um ambiente interno seguro para que possam ganhar experiência com a nova tecnologia.

Entre em contato conosco e solicite uma reunião com um de nossos especialistas em IA generativa. Nós te ajudaremos a explorar com maior profundidade cada um dos pontos abordados neste artigo.

Categorias

seta laranja

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos

Posts Recentes

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br