Google & Looker
A evolução dos SIGs modernos (Sistemas de Informações Gerenciais) e do Analytics tem cada vez mais caminhando juntamente com a evolução da Nuvem como a conhecemos. Desta forma, podemos avaliar os grandes provedores de Nuvem também sob a perspectiva de suas plataformas de Analytics e vice e versa.
O mundo inteiro conhece e reconhece a Google, principalmente por seu motor de buscas e indexação da internet que recebe o mesmo nome do colosso tecnológico. Sediada em Mountain View, Vale do Silício no estado da Califórnia, a Google atualmente é parte da holding Alphabet Inc cujo valor de mercado ultrapassa a marca de 1 trilhão de dólares.
No mundo corporativo, principalmente no âmbito tecnológico, o mundo conhece a Google como uma gigante provedora de inúmeras soluções e tecnologias e principalmente por ser uma das líderes em prover ambientes de armazenamento e um número cada vez maior de serviços na Nuvem.
É neste contexto que pudemos observar a incrível jornada das plataformas Analíticas posicionadas pela Gigante da Internet e da Tecnologia até a mais recente incorporação da plataforma Looker em seu portfólio de soluções por meio da aquisição da Looker Data Sciences em Junho de 2020 num negócio de 2.6 Bilhões de dólares.
Fundada em 2012 na Califórnia, a Looker Data Science desenvolveu o Looker criando uma revolução com seu motor de criação e manipulação dos modelos e dos dados chamado LookML, cujo propósito é de simplificar a inescapável necessidade de qualquer plataforma Analítica em possibilitar a criação e manutenção em estruturas que garantam organização, processamento, performance, segurança, governança e manipulação de dados, sem a necessidade do domínio na linguagem SQL.
O Looker foi o primeiro produto de Business Intelligence disponível comercialmente, desenvolvido com foco em RDBMS escaláveis e massivamente paralelizados como o Amazon Redshift, Google Bigquery, HP Vertica, Netezza e Teradata.
Muito mais que uma ferramenta de Data Viz
O Looker é uma plataforma de BI e Analytics que foi desenvolvida de forma nativa tanto em Nuvem como totalmente Web com o objetivo de atender a altíssimos requisitos de robustez, flexibilidade de fontes de dados e eficiência que as equipes de TI exigem e, ao mesmo tempo, atender às demandas por autonomia, boa relação simplicidade x sofisticação, confiabilidade e usabilidade que os times de Business necessitam para alavancar os resultados.
A plataforma contribui para que a teoria de Cultura de Dados das organizações seja facilmente aplicável na prática uma vez que conta com recursos muito úteis evoluindo de um apelo de mercado baseado em requisitos analíticos de da Plataforma de Marketing da Google, como Google Analytics 360, Campaign Manager + Display & Vídeo 360, Search Ads 360 e Google Ads para um escopo mais amplo por meio da constante expansão dos Looker Blocks – blocos de soluções prontas de diversas plataformas e serviços – que acabam por tornar mais ágil a implementação de cenários comuns em indústrias distintas por permitirem exploração interativa, análises de padrões e modelos preditivos de ML.
O LookML oferece um robusto conjunto de vantagens sobre outras linguagens de programação com foco em modelagem e manipulação de dados, como por exemplo o SQL. Ao implementar de forma madura um conceito de reutilização, compactação e compartimentação o LookML se expande de forma eficiente com o objetivo de promover simplicidade, organização e produtividade. Contando com uma grande variedade de funções prontas com customização, flexibilidade, controle e performance por meio de recursos avançados da plataforma e a expansão de funções do próprio SQL, ela é capaz de promover uma experiência raramente explorada com tanto sucesso no mercado ao unir simplicidade e intuitividade de forma relevante e impactante.
A Hvar Consulting tem acompanhado a evolução do mercado de analytics no Brasil e se orgulha de poder contribuir para o crescimento e expansão da plataforma no Brasil, por meio de uma forte parceria com a Google e com a Looker enquanto atua com suporte direto do time Looker na construção de uma estratégia compreensível que ajude as empresas a obterem o máximo de valor na adoção desta plataforma que foi posicionada pelo Gartner como Challenger no Quadrante Mágico de Analytics em 2020 e consolidada em função da confiança das empresas por conta de sua:
- Moderna e escalável Arquitetura nativa na nuvem
- Governança de dados, fornecendo métricas confiáveis em que todos podem confiar
- Flexibilidade e escolha do ambiente de implantação
- Plataforma extensível, proporcionando experiência de dados amigáveis ao usuário
- Experiência e suporte ao cliente excepcionais
Ficou curioso pra saber mais sobre o Looker? Saiba mais no site oficial https://looker.com/ ou agende uma apresentação em Português com o time da Hvar Consulting enviando um email para hvar@hvarconsulting.com.br.