Marketing Analytics é o estudo de dados para criar e evoluir estratégias de marketing e atividades de comunicação, como campanhas de mídia, por exemplo. Um ambiente de dados robusto que favoreça a maturidade analítica para marketing é fundamental para planejamento de ações e de budget, além de mensurar o resultado efetivo em vendas, por exemplo.
Desafios do Marketing Analytics
Um dos principais desafios para profissionais de marketing é a tomada de decisão com base em dados. E o principal obstáculo é sair da análise de dados em silos e construir uma visão holística do cliente, com dados primários – conhecidos como 1st Party Data – originários do CRM contendo informações transacionais, estágio do ciclo de vida ou programa de pontos, além de outras fontes como ferramentas de mídia digital, web analytics e aplicativos, por exemplo.
Ao passo que a tecnologia possibilita a comunicação multicanal, muitas vezes de forma automatizada ou programática, a construção da maturidade analítica para a criação de campanhas de marketing e compra de mídia, com inteligência de dados, torna-se complexa, sobretudo para ter a visão unificada das ações de comunicação e seus impactos em vendas – o que não é algo trivial por inúmeras questões, dentre elas a privacidade e as diferenças de metodologias e de mensuração e atribuição entre plataformas.
Falando especificamente de mídia digital, com o fim do suporte aos cookies de terceiros anunciado para 2024, o dado primário passa a ser o principal ativo para que empresas entendam melhor seus consumidores e, com base em insights relevantes, construam campanhas de comunicação, façam gestão de audiências e otimizem investimentos em de mídia de forma inteligente.
Ambiente de Marketing Analytics
Para construir um ambiente de dados para decisões estratégicas de marketing e
atingir maturidade analítica, a grande “cartada” para profissionais da área é a criação de um ambiente que favoreça a coleta de dados, a análise e visualização e a ativação em tempo real. Embora este seja o desejo de muitas empresas, nem todas estão preparadas ou não sabem por onde começar.
Imagine poder unificar em um ambiente analítico: CRM, web analytics, plataformas de mídia digital, MMP (Mobile Measurement Partner) e outras fontes como ferramenta de e-mail etc., e com isso ter a tão sonhada visão integrada do cliente e os resultados em vendas em função dos investimentos em mídia. Poder medir ROAS (Return on Advertising Spend), CAC (custo de aquisição) e outras métricas de conversão e indicadores de desempenho, além de fazer a gestão de audiências, criando segmentações customizadas com ativação de forma automatizadas em ferramentas de mídia.
Etapas de Marketing Analytics
Coleta de dados
A coleta de dados de múltiplas fontes em uma visão holística do cliente é o primeiro passo. No entanto, é necessário construir um padrão para unificar a informação saindo da análise de silos.
Análise e visualização
Depois de reunir dados, o ambiente analítico e de visualização da informação precisa facilitar a obtenção de insights de negócios para a tomada de decisão – aqui é possível utilizar recursos de inteligência artificial e machine learning para análises preditivas.
Ativação
Uma plataforma de dados de marketing eficiente deve permitir a ativação de seus dados para personalização da experiência do cliente. Aqui podemos mencionar não só as plataformas de mídia digital, mas também o website e aplicativos, que podem ter produtos recomendados, por exemplo.
Looker – Google Cloud
É exatamente isso que o Looker, poderosa plataforma de BI e analytics do Google Cloud, faz. Com o Looker é possível criar um ambiente analítico de marketing conectando múltiplas fontes de dados e ainda ativar audiências customizadas, otimizando o desempenho de mídia no Google Marketing Platform e outras plataformas de mídia.
Com o Looker você pode ativar suas audiências 1st party data nos canais DV 360, Search Ads 360, YouTube, Google Ads e outros, e mensurar todo o funil de conversão. Otimizar investimentos em campanhas de awareness, consideração e conversão e construir uma inteligência para a realização de testes A/B ou de incrementalidade, por exemplo.
Jornada do Consumidor
Através do Looker você pode ter a visão integrada das ações de marketing e os impactos na jornada de compra do consumidor. Com o CRM sendo uma das fontes de dados, é possível entender e analisar a influência do marketing no ciclo de vida do cliente – o que é incrível, pois na maioria das vezes o profissional de marketing não tem acesso a este tipo de informação em tempo real, muito menos conectado às plataformas de mídia.
Marketing Analytics com o Looker
Veja algumas das vantagens em fazer Marketing Analytics utilizando o Looker como plataforma de dados de marketing:
- Integração de múltiplas fontes de dados, incluindo CRM
- Visão total da performance das plataformas de mídia digital
- Construção de audiências customizadas (1st party data) e ativação no Google Marketing Platform e outras plataformas de mídia
- Analytics de performance de campanhas e resultados de vendas
- Análise do funil de conversão completo
- Impacto da comunicação Omnichannel
- Rentabilidade do investimento em comunicação/mídia
- Entre outros
Se você quer saber mais sobre como o Looker pode te auxiliar como plataforma de dados e criar um ambiente analítico de marketing, nós da Hvar Consulting podemos te auxiliar. Entre em contato conosco e solicite uma reunião.