fbpx
Logo Hvar com efeito 3D
Retail Search: Saiba tudo sobre o novo produto do Google Cloud

Retail Search: Saiba tudo sobre o novo produto do Google Cloud

Recentemente, o Google anunciou o lançamento do Google Cloud Retail Search, uma nova ferramenta que promete revolucionar o Varejo e ajudar os varejistas a melhorarem os recursos de pesquisa de produtos em seus e-commerces. Segundo o Google Cloud, a novidade oferece aos varejistas novos recursos de pesquisa personalizáveis para cada necessidade comercial, com a qualidade do Google.

Quer saber mais sobre o Retail Search? Continue acompanhando o nosso texto e fique por dentro desse lançamento!

O que é o Retail Search?

O Retail Search é o novo produto Google que chegou ao mercado com a promessa de revolucionar as pesquisas e competir com outros gigantes das vendas digitais, como a Amazon. A nova ferramenta surgiu depois de um ano decisivo para os varejistas, que precisaram aumentar a capacidade digital de seus comércios em resposta à pandemia de Covid-19.

E o que esse contexto tem a ver com o Retail Search? Tudo, afinal o produto foi criado justamente para auxiliar varejistas de todos os setores. A proposta do Retail Search é a de resolver um  problema em comum que afeta todos os e-commerces: o abandono de pesquisa. Segundo o Google, esse é um grande desafio para os varejistas. De acordo com uma pesquisa conduzida pela The Harris Poll, encomendada pelo Google Cloud, o chamado “abandono de pesquisa” custa aos varejistas mais de US$300 bilhões por ano.

Mas, o que é esse tal de “abandono de pesquisa”? É simples, quando o cliente não consegue encontrar facilmente o produto que procura e desiste da compra.

O Retail Search foi projetado para resolver esse problema com a compreensão do Google sobre a intenção e o contexto do usuário. O serviço usa esse entendimento para analisar a atividade do cliente em sites e aplicativos móveis e mapeia a intenção do cliente para o estoque de produtos. 

Dessa forma, os varejistas podem usar a ferramenta para criar experiências de pesquisa que incluem sugestões automáticas, resultados personalizados e promoções relevantes para cada cliente. Os resultados da pesquisa com base no aprendizado de máquina melhoram a cada consulta. 

Embora as plataformas de pesquisa tradicionais sejam baseadas em palavras-chave, a compreensão semântica do Google vai muito além. Utilizando a intenção da consulta e o Knowledge Graph do produto, é possível que os varejistas melhorem drasticamente as experiências dos clientes com a pesquisa baseada na aprendizagem. Afinal, a pesquisa de varejo ajuda os compradores a obterem o que eles desejam com mais rapidez, levando a taxas de conversão mais altas e consumidores mais felizes

Experiências de sucesso com a novidade do Google Cloud

A rede de lojas de departamentos norte-americana Macy’s já aposta no Retail Search. Depois de fazer um teste piloto que melhorou as taxas de cliques e a receita por visita, o Diretor de Gerenciamento de Produtos para Pesquisa da Macy’s afirmou, em um comunicado, que “Entender as necessidades de nossos clientes e ser capaz de entregar resultados de forma integrada é fundamental para fornecer uma experiência de compra agradável”.

No último ano, antes mesmo de a pandemia se estabelecer nos Estados Unidos, a Macy’s optou por dobrar sua estratégia de crescimento digital ao fechar várias lojas físicas. Em maio deste ano, a empresa informou que as vendas digitais representaram 37% de sua receita líquida, 13 pontos a mais que no primeiro trimestre de 2019. 

O Retail Search é um serviço totalmente gerenciado que se junta a um conjunto de outras ferramentas que o Google criou para varejistas. A API de varejo unificada do Google Cloud permite que os desenvolvedores implementem e integrem facilmente a ferramenta de pesquisa com outras soluções de descoberta de produtos, como Recommendations AI e Vision Product Search

Para saber mais sobre as ferramentas do Google Cloud para o Varejo, entre em contato conosco! A Hvar é parceira do Google e implementa soluções de Retail Search e Recommendations AI em e-commerces de nossos clientes. Temos especialistas prontos para tirar todas as suas dúvidas. 

Categorias

seta laranja

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos

Posts Recentes

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br