Quando o assunto é experiência de compra, o desejo de toda empresa é apresentar ofertas que sejam mais aderentes possível a necessidade do cliente, aumentando com isso a chance de concluir a venda ou compra recorrente. Mas para isso é fundamental conhecer o cliente a fundo, e isso implica em ter seu histórico de compras, conhecer seus gostos, preferências, e outros atributos que possam ajudar a direcionar a oferta relevante.
No ambiente de negócios onde há uma relação de consumo, espera-se que empresas não apenas atendam às necessidades dos clientes, mas tenham a capacidade de antecipar e superá-las. E de fato isso não é algo simples e requer planejamento e investimento em tecnologia. Não à toa, CMOs enfrentam pressão para modernizar sua abordagem de marketing, colocando suas funções como protagonistas no sucesso organizacional.
Um relatório da Deloitte aponta que 80% dos clientes têm maior probabilidade de comprar de uma empresa que oferece experiências personalizadas. A experiência de mercado nos mostra que empresas que investem em tecnologia para coletar, tratar, analisar e ativar dados de clientes têm obtido sucesso na jornada de relacionamento e fidelização. A construção de um CPD (Customer Data Platform) e ferramentas para ativação de campanhas com visão unificada de canais são fundamentais para a construção da visão 360º do cliente.
De fato, obter alto nível de engajamento dos clientes não é algo trivial ou simples. Ainda mais quando falamos de engajamento individualizado. Sem uma visão unificada de dados de clientes em todos os canais ou pontos de interação, incluindo digital e offline, é praticamente impossível. E a principal barreira a ser rompida é a dos dados isolados em silos.
Com a tecnologia disponível hoje e recursos sofisticados de análise e geração de insights, é possível envolver os consumidores a nível individualizado. Processo que não era possível há alguns anos sem uso de inteligência artificial, por exemplo. A possibilidade de direcionar ofertas gerando experiências personalizadas, gerando experiências ricas e em tempo real é algo factível. Este é o caminho para a atribuição no nível de segmento de um, levando a uma experiência altamente personalizada.
A hiper personalização é a maneira mais avançada de as marcas adaptarem suas abordagens de marketing para clientes individuais. Isso só é possível por meio do uso de dados, análises, inteligência artificial e automação. Através da hiper personalização, as empresas podem enviar comunicações altamente contextualizadas para clientes específicos no lugar e hora certos, e através do canal certo. Vale destacar a possibilidade de ter a visão integral da jornada de compra Omnichannel, combinando a experiência que pode iniciar no ambiente digital e finalizar numa loja física e vice-versa.
À medida que o marketing digital se torna mais competitivo, a hiper personalização oferece a oportunidade para organizações envolverem significativamente os clientes, aprofundar relacionamentos existentes, construir novos, e melhorar a experiência do cliente.
Construir uma estratégia de unificação de dados é importante não só para aumentar a satisfação do cliente, mas também impulsionar a fidelidade à marca, a disposição para gastar e eficácia geral do marketing.
A HVAR é especialista em soluções de Dados, Analytics e Inteligência Artificial com aplicações em marketing e negócios. Suportamos a construção de um CDP integrado em um ambiente analítico de marketing com análises avançadas que ajudam empresas a orquestrar experiências sofisticadas para clientes em diferentes pontos de contato, em escala.
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