A Black Friday está se aproximando e este é um período muito importante para varejistas, em especial para o varejo online. A maioria dos consumidores já se acostumaram com esta data e deixam para realizar compras de itens com maior valor agregado justamente pelas ofertas.
Uma pesquisa recente chamada Data Stories, realizada pelo Kantar Ibope Media – conceituado instituto de pesquisa e líder global de inteligência em mídia – mostra que 75% dos usuários de internet compram produtos online e destes, 3 em cada 10 têm o hábito de fazer compras toda semana. Estes dados servem para reforçar a necessidade de que os e-commerces estejam preparados para que os usuários tenham uma boa experiência de navegação e que consigam encontrar facilmente o que procuram.
O investimento em ferramentas e serviços com base em inteligência artificial para o varejo cresce todos os anos e conforme novas tecnologias surgem, ou são aprimoradas, o segmento de varejo é um dos primeiros a fazer uso. Veja abaixo algumas soluções voltadas para o comércio eletrônico que podem melhorar em muito o desempenho das vendas.
Abandono de Pesquisa
No que diz respeito a experiência dos usuários em sites de e-commerce, um dos problemas recorrentes é o abandono de pesquisa, que é quando o potencial cliente abandona o site por não ter encontrado com facilidade o que está procurando e acaba desistindo da compra.
O grande desafio é ter um motor de pesquisa eficiente, que possa indexar todo o conteúdo catalogado, e mais que isso, podendo apresentar de forma inteligente resultados que sejam relevantes para os usuários aumentando a retenção e maximizando as vendas. A inteligência artificial pode ser um grande aliado para os sites de e-commerce, e o varejo digital como um todo, pois resolve problemas inerentes a experiência dos usuários e traz escalabilidade para a operação de forma automatizada.
Google Product Discovery
Foi pensando em melhorar a experiência dos usuários compradores e melhorar a performance de vendas para varejistas que o Google lançou o Product Discovery. Um conjunto de soluções para criar experiências envolventes e personalizadas e aumentar vendas no varejo. Confira abaixo como a Inteligência Artificial pode ajudar o varejo online.
Retail Search
Foi para solucionar este problema de negócio que o Google desenvolveu o Retail Search, que entrega valor para o e-commerce proporcionando a melhora na experiência com resultados de buscas altamente relevantes. Imagine ter em seu site de vendas uma ferramenta de buscas tão poderosa e inteligente quanto a do próprio Google. Pois bem, esta é a proposta do Retail Search.
O Retail Search é um serviço que resolve o problema de abandono de pesquisa, pois oferece o poder de cognição do motor de buscas do Google para todo o conteúdo do seu e-commerce. Varejistas podem usar esta ferramenta para melhorar a experiência dos usuários criando sugestões automáticas, com resultados personalizados e ofertas para cada clientes de acordo com seu histórico de navegação. Com isso, a ferramenta mapeia a intenção de compra correlacionando o estoque de produtos.
Recomendação de Produtos
Outro ponto importante para o varejo online é a recomendação de produtos. E a inteligência artificial é um grande facilitador para a solução deste desafio.
Ter um sistema de recomendação eficiente faz toda a diferença para um e-commerce. Muitas vendas podem ser geradas com uma boa recomendação de produtos – chamamos isso de cross-sell, onde o cliente acaba comprando outro(s) produto(s) por ter sido impactado por uma recomendação que faça sentido. Na prática a recomendação contribui para o aumento do ticket médio e fidelização, quando ela é eficiente para o lojista e relevante para o usuário. Não adianta só fazer sentido para o lojista. A recomendação precisa sobretudo fazer sentido (agregar valor) para o usuário.
O Google também tem um serviço para o varejo chamado Recommendations AI. Que é um sistema de recomendação que funciona por meio de análises preditivas para prever possíveis escolhas dentre uma quantidade de opções. E o mais legal do Google Recommendations AI é que a inteligência artificial faz a recomendação com base no perfil de cada usuário. Ou seja, é 100% personalizada.
Product Visual Search e Voice Search
Imagine que você viu um sofá e quer comprá-lo, mas não sabe como procurá-lo em um e-commerce de sofás e pudesse pesquisar a partir de uma imagem ou foto dele – este mesmo exemplo se aplica a qualquer produto.
O Product Visual Search é um serviço do Google voltado para o varejo digital que permite aos usuários realizarem buscas de produtos a partir de imagem. É possível encontrar o produto desejado ou similares com base em uma simples imagem. Isso por si só trás uma melhora na experiência do usuário, facilitando o processo de pesquisa e de compra.
Já o Voice Search permite que a pesquisa seja feita por meio de voz, agindo como se fosse um assistente virtual.
O presente do E-commerce
A inteligência artificial veio para ficar e é o presente para vários segmentos, sobretudo no varejo on-line. Oferecer uma experiência facilitada de compra e prática aos usuários é fator determinante para o sucesso.
A união dos mundos físico e digital, proporcionando uma experiência única, é algo cada vez mais natural para o varejo e muitas empresas estão investindo em infraestrutura e adotando novas tecnologias para se manterem competitivas.
Se você quer saber mais sobre como usar inteligência artificial para melhorar resultados de negócios, entre em contato conosco.
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