fbpx
Logo Hvar com efeito 3D
Varejo Digital - Inteligencia Artificial

Varejo Online e Inteligência Artificial – Eficiência para Aumentar Vendas

A Black Friday está se aproximando e este é um período muito importante para varejistas, em especial para o varejo online. A maioria dos consumidores já se acostumaram com esta data e deixam para realizar compras de itens com maior valor agregado justamente pelas ofertas.

Uma pesquisa recente chamada Data Stories, realizada pelo Kantar Ibope Media – conceituado instituto de pesquisa e líder global de inteligência em mídia – mostra que 75% dos usuários de internet compram produtos online e destes, 3 em cada 10 têm o hábito de fazer compras toda semana. Estes dados servem para reforçar a necessidade de que os e-commerces estejam preparados para que os usuários tenham uma boa experiência de navegação e que consigam encontrar facilmente o que procuram.

O investimento em ferramentas e serviços com base em inteligência artificial para o varejo cresce todos os anos e conforme novas tecnologias surgem, ou são aprimoradas, o segmento de varejo é um dos primeiros a fazer uso. Veja abaixo algumas soluções voltadas para o comércio eletrônico que podem melhorar em muito o desempenho das vendas.

Abandono de Pesquisa

No que diz respeito a experiência dos usuários em sites de e-commerce, um dos problemas recorrentes é o abandono de pesquisa, que é quando o potencial cliente abandona o site por não ter encontrado com facilidade o que está procurando e acaba desistindo da compra.
O grande desafio é ter um motor de pesquisa eficiente, que possa indexar todo o conteúdo catalogado, e mais que isso, podendo apresentar de forma inteligente resultados que sejam relevantes para os usuários aumentando a retenção e maximizando as vendas. A inteligência artificial pode ser um grande aliado para os sites de e-commerce, e o varejo digital como um todo, pois resolve problemas inerentes a experiência dos usuários e traz escalabilidade para a operação de forma automatizada.

Google Product Discovery

Foi pensando em melhorar a experiência dos usuários compradores e melhorar a performance de vendas para varejistas que o Google lançou o Product Discovery. Um conjunto de soluções para criar experiências envolventes e personalizadas e aumentar vendas no varejo. Confira abaixo como a Inteligência Artificial pode ajudar o varejo online.

Retail Search

Foi para solucionar este problema de negócio que o Google desenvolveu o Retail Search, que entrega valor para o e-commerce proporcionando a melhora na experiência com resultados de buscas altamente relevantes. Imagine ter em seu site de vendas uma ferramenta de buscas tão poderosa e inteligente quanto a do próprio Google. Pois bem, esta é a proposta do Retail Search.

O Retail Search é um serviço que resolve o problema de abandono de pesquisa, pois oferece o poder de cognição do motor de buscas do Google para todo o conteúdo do seu e-commerce. Varejistas podem usar esta ferramenta para melhorar a experiência dos usuários criando sugestões automáticas, com resultados personalizados e ofertas para cada clientes de acordo com seu histórico de navegação. Com isso, a ferramenta mapeia a intenção de compra correlacionando o estoque de produtos.

Recomendação de Produtos

Outro ponto importante para o varejo online é a recomendação de produtos. E a inteligência artificial é um grande facilitador para a solução deste desafio.

Ter um sistema de recomendação eficiente faz toda a diferença para um e-commerce. Muitas vendas podem ser geradas com uma boa recomendação de produtos – chamamos isso de cross-sell, onde o cliente acaba comprando outro(s) produto(s) por ter sido impactado por uma recomendação que faça sentido. Na prática a recomendação contribui para o aumento do ticket médio e fidelização, quando ela é eficiente para o lojista e relevante para o usuário. Não adianta só fazer sentido para o lojista. A recomendação precisa sobretudo fazer sentido (agregar valor) para o usuário.

O Google também tem um serviço para o varejo chamado Recommendations AI. Que é um sistema de recomendação que funciona por meio de análises preditivas para prever possíveis escolhas dentre uma quantidade de opções. E o mais legal do Google Recommendations AI é que a inteligência artificial faz a recomendação com base no perfil de cada usuário. Ou seja, é 100% personalizada.

Product Visual Search e Voice Search

Imagine que você viu um sofá e quer comprá-lo, mas não sabe como procurá-lo em um e-commerce de sofás e pudesse pesquisar a partir de uma imagem ou foto dele – este mesmo exemplo se aplica a qualquer produto.

O Product Visual Search é um serviço do Google voltado para o varejo digital que permite aos usuários realizarem buscas de produtos a partir de imagem. É possível encontrar o produto desejado ou similares com base em uma simples imagem. Isso por si só trás uma melhora na experiência do usuário, facilitando o processo de pesquisa e de compra.

Já o Voice Search permite que a pesquisa seja feita por meio de voz, agindo como se fosse um assistente virtual.

O presente do E-commerce

A inteligência artificial veio para ficar e é o presente para vários segmentos, sobretudo no varejo on-line. Oferecer uma experiência facilitada de compra e prática aos usuários é fator determinante para o sucesso.

A união dos mundos físico e digital, proporcionando uma experiência única, é algo cada vez mais natural para o varejo e muitas empresas estão investindo em infraestrutura e adotando novas tecnologias para se manterem competitivas.

Se você quer saber mais sobre como usar inteligência artificial para melhorar resultados de negócios, entre em contato conosco.

A Hvar Consulting é especialista em soluções de Machine Learning, Inteligência Artificial e Analytics e parceira homologada das principais clouds do mercado.

Categorias

seta laranja

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos

Posts Recentes

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br