Recentemente o Google Cloud anunciou a disponibilidade geral do suporte para IA generativa na Vexter AI, plataforma para treinar, testar e implementar modelos de machine learning em escala. Isso significa que os clientes Google Cloud agora têm acesso aos recursos de plataforma mais recentes para criar e capacitar aplicativos de IA generativos personalizados para solucionar desafios de negócios. Com isso, o Vertex AI pode tornar mais fácil do que nunca para os clientes acessar modelos de base, personalizá-los com seus próprios dados e criar rapidamente aplicativos de IA generativos.
O mercado está se movimentando para se adequar às possibilidades que a IA generativa está criando e ampliando. No entanto, é necessário planejamento estratégico para que o uso da tecnologia não seja mais um hype passageiro. De fato, a inteligência artificial generativa tem potencial para ser um importante aliado e por isso é necessário entender a aplicabilidade para negócios e como explorar o potencial.
Muito se fala em usar a IA para automação de processos, sobretudo em execução de atividades e tarefas. Porém, é possível ir além com a Inteligência Artificial Generativa. Essa tecnologia pode ser uma ferramenta estratégica de negócio ajudando gestores a entenderem questões importantes como, por exemplo:
- Garantir a aderência da operação de atendimento quanto ao processo que deve ser seguido para manter o nível de qualidade. O diferencial da IA Generativa é a possibilidade de integrar diversos canais de atendimento como, por exemplo, telefone, chat ou outro ponto de contato com o cliente, unificando dados de voz e texto.
- Entender por que os clientes estão reclamando. Temos casos de uso onde a Inteligência Artificial ajudou a identificar padrão de comportamento no pós-venda, melhorar a experiência dos clientes e consequentemente reduzir churn.
- Otimizar campanhas de marketing com ativação de comunicação em mídia, sobretudo em canais digitais onde as possibilidades de segmentação e otimização são escaláveis.
Casos de uso de IA Generativa para Negócios
Chatbots e Assistentes pessoais de atendimento
Aqui a tecnologia pode suportar o desafio na multicanalidade, permitindo a interação através de comandos de voz e/ou de texto uma vez que o motor de inteligência cognitiva favorece a construção de conversação de forma natural e intuitiva em vários canais.
Interação com APIs
As APIs são poderosas porque permitem que você execute ações por meio delas, mas também podem permitir que você consulte dados por meio delas. Com recursos de IA Generativa é possível integrar diferentes aplicações facilitando a consulta de dados e a construção de modelos de análises estatísticas, por exemplo.
Respostas para perguntas complexas
O ChatGPT, ferramenta desenvolvida pela empresa OpenAI, tornou-se popular por oferecer aos usuários uma interface simples para interação com a IA Generativa, possibilitando que literalmente qualquer pessoa, mesmo sem o menor conhecimento sobre IA, possa usar a tecnologia.
Agora imagine isso aplicado ao seu ambiente de negócio para endereçar questões complexas e obter “respostas” para perguntas do tipo: O que fazer para fidelizar meus clientes mais rentáveis? Perceba que essa é uma questão complexa, pois a resposta depende de algumas variáveis, dentre elas o nível de conhecimento que você tem sobre o seu cliente. E a IA Generativa precisa ser treinada para isso.
O futuro da Inteligência Artificial Generativa aplicada no ambiente de negócios é muito promissor e esse é um caminho sem volta. Embora a tecnologia seja relativamente nova, nós auxiliamos nossos clientes para utilizá-la de forma estratégica, construindo maturidade na jornada analítica e jornada de dados, que chamamos de jornada data driven.
Quer entender mais sobre como a Inteligência Artificial pode ajudar a alavancar estratégias para negócios? Entre em contato conosco e solicite uma reunião. A HVAR é especialista em soluções de Data, Analytics, Inteligência Artificial e soluções Cloud.