fbpx
Logo Hvar com efeito 3D

Futuro do E-commerce: Product Search (Voice & Visual)

O e-commerce já não desperta tanto medo nos consumidores como há alguns anos. Por essa razão, o investimento em ferramentas de inteligência artificial que melhorem a experiência de consumo em um mercado que só cresce a cada ano é tão importante. É nesse cenário que a busca pela implementação do Product Search do Google Cloud vem aumentando.

A rapidez e precisão são a alma dos negócios online. Quando o comprador decide por utilizar o e-commerce, ele escolhe comodidade e agilidade, ao invés de locomoção e tempo de pesquisa pessoalmente.

A busca por produtos através da inteligência artificial proporciona toda a facilidade na hora de encontrar o item desejado no seu comércio online. Veja neste artigo como funciona esse moderno artifício.

Product Search do Google Cloud, a inteligência artificial a serviço do E-commerce

A busca por produtos já existe há muito tempo. Apesar de não ser tão sofisticada quanto o Product Search – Voice and Visual, ela é, até certo ponto, eficiente por utilizar palavras-chave relacionadas ao título do produto inserido na loja, o que facilita sua identificação.

No entanto, esse artifício que já é bastante antigo conta apenas com uma pré-programação e é totalmente dependente de um operador. Não havendo, portanto, o elemento da inteligência artificial trabalhando a seu favor.

A vantagem do uso da inteligência artificial é exatamente essa: a maior autonomia do sistema. Uma vez que através do machine learning característico dessa tecnologia, o próprio computador atualiza sua base de dados a cada nova informação útil recebida.

Dito isso, confira a seguir duas perguntas frequentes sobre esse serviço do Google Cloud:

Product Search Visual, como funciona?

O visual search consiste, como o próprio nome sugere, em uma busca visual a partir de uma imagem. Sendo assim, é possível enviar uma foto de algum produto que se queira encontrar ou até encontrar produtos similares

O API Vision do Google Cloud permite aos varejistas criar produtos contendo imagens de referência que casam com possíveis descrições dos usuários, a partir de diversos pontos de vista.

Além do mais, ao reconhecer novos fatores que podem contribuir para buscas posteriores, o sistema os incorpora à sua base de dados e torna, através da inteligência artificial, as buscas cada vez mais precisas.

Product Search

É possível pesquisar também por voz?

Com a implementação de assistentes virtuais, como a Cortana do Windows e a Siri da Apple, as pessoas estão utilizando cada vez mais os serviços de voz para buscar o que querem. Tudo isso, sem a necessidade de muitos cliques.

De acordo com o Think With Google, 60% dos brasileiros já usaram a voz para controlar celulares. Uma informação que por si só já justifica, e muito, a utilização dessa tecnologia no e-commerce.

Assim, quando o assunto é comércio eletrônico, podemos dizer que sim, já é possível utilizar a busca de produtos por voz. Apesar de ser uma tecnologia mais recente em relação à busca visual. Inclusive, nos EUA, por exemplo, 17% das empresas afirmaram que já utilizam ou que pretendem utilizar o voice search nos próximos 12 meses.

Além da busca de produtos, os Recommendations AI são integrantes do E-commerce do futuro

O segmento de comércio eletrônico cresceu 387% nos últimos 10 anos. Pelo menos esse é o dado do estudo Webshoppers, realizado pelo site E-bit, que é considerado a principal referência para avaliação da reputação de e-commerces.

Com esse crescimento tão expressivo em mente, fica ainda mais fácil entender a importância do investimento em ferramentas que enriquecem a experiência do usuário. 

Mas, além do Product Search, que permite a busca de produtos a partir da voz e das descrições visuais, o Recommendations AI também é uma opção interessante para os e-commerces. 

Esse é o sistema de recomendação do Google que utiliza inteligência artificial para prever produtos que podem agradar o cliente baseado em uma pequena análise. Dessa forma, faz recomendações rápidas e precisas, desenvolvidas de acordo com as preferências e necessidades de cada usuário. Consequentemente, tornando o processo de compra muito mais dinâmico.

Depois desse artigo sobre Product Search, aproveite para continuar por dentro das ferramentas de inteligência artificial oferecidas pelo Google e leia mais sobre Recommendations AI.

Quer saber mais sobre essas soluções? Conte com a Hvar Consulting! Nós temos uma equipe pronta e altamente capacitada para te ajudar com a melhor solução. Entre em contato conosco para tirar as suas dúvidas.

 

Categorias

seta laranja

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos

Posts Recentes

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br