fbpx
Logo Hvar com efeito 3D
IA para Medicina

Inteligência Artificial na Área de Saúde com Speech To Text

Imagine a possibilidade de ao término de uma consulta médica ter a transcrição detalhada de todo o diálogo entre médico e paciente, incluindo com precisão as nuances do atendimento como resumos clínicos, medicação prescrita, posologia etc. Tudo isso sem que médico ou paciente precise anotar absolutamente nada. Isso é possível com um recurso de tecnologia chamado Speech Analytics, ou Voice Recognition.

A Inteligência Artificial vem desempenhando um importante papel na área da saúde e o serviço de transcrição médica, com o suporte da tecnologia, é algo que está cada vez mais presente nos consultórios médicos. Isso foi impulsionado na época da pandemia de COVID-19, quando a telemedicina ganhou forma com a realização de consultas por vídeoconferência. Com a tecnologia de Speech To Text os médicos podem obter a transcrição de 100% das consultas, inclusive com o maior nível de detalhe possível.

A tecnologia de reconhecimento e transcrição de fala utiliza recursos de inteligência artificial, machine learning e processamento de linguagem neural (NLP – ou natural language processing, em inglês) para ler o áudio e convertê-lo em texto de forma padronizada, fazendo inclusive a separação do conteúdo dito entre os falantes. Em um nível mais sofisticado, é possível aplicar diversos modelos científicos de dados para gerar insights sobre a conversa, ajudando o profissional da saúde na tomada de decisão, por exemplo.

Os principais benefícios dos serviços de transcrição para consultas médicas incluem:

– Tarefas administrativas e documentação reduzidas
– Melhor qualidade dos relatórios médicos
– Fácil acessibilidade aos prontuários com histórico dos pacientes
– Investimento em infraestrutura reduzidos, pois o serviço e SaaS – em nuvem

Documentação médica

Dentre os benefícios citados acima, uma das aplicações mais comuns da tecnologia de reconhecimento de voz e transcrição na área médica é voltada para a documentação. Como a transcrição por acontecer em tempo real, a agilidade para a criação da documentação do paciente é acelerada independente da especialidade médica. Com isso, a tarefa de criar o histórico do paciente com precisão, que é um aspecto muitas vezes crítico, é facilitado e a propensão a erros é minimizada.

Detalhes Clínicos

Com o reconhecimento de voz e transcrição o médico consegue criar um histórico abrangente do paciente, sem que nenhum detalhe seja perdido ou passe despercebido. Toda informação de voz transcrita em texto vira insights valiosos para a tomada de decisão do médico ou corpo clínico, sem discrepâncias ou possíveis omissões, contribuindo assim para melhores resultados e evitando possíveis erros.

Integração entre sistemas e governança de dados

Um ponto importante é que todo o conteúdo gerado e transcrito com reconhecimento de voz pode alimentar outros sistemas médicos como agendamento de consultas, por exemplo, ou ainda lembretes de medicamentos. Sempre que falamos em dados sensíveis, como doenças e estado clínico, a camada de governança de dados é fundamental para que todas as questões envolvendo a privacidade dos usuários, tanto médico como paciente, sejam preservadas e estejam em conformidade com as regras da empresa e a legislação vigente. Por isso, um projeto de governança de dados deve fazer parte do contexto da adoção da inteligência artificial para a área da saúde.

Barreira do idioma

Um dos principais desafios para a adoção da IA na área médica com a finalidade de transcrição de conversas é a precisão. Muitos motores de speech to text, responsáveis pela acurácia na transcrição, não são nativos na língua portuguesa do Brasil. Isso diminui a precisão do que é interpretado de áudio para texto. Embora os motores de STT possam ser treinados, a tecnologia que já nasce nativa no nosso idioma tem um ganho de eficiência e leva menos tempo para ser treinada considerando o nosso vocabulário e todos os termos críticos em uma situação médica.

A HVAR possui uma solução de speech to text que vem sendo aprimorada há anos e que tem ajudado empresas de diversos segmentos a gerar insights de negócio a partir de interações que acontecem por áudio e ou texto. Entre em contato conosco e solicite uma reunião para conhecer o HVoice.

Categorias

seta laranja

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos

Posts Recentes

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br