Ao passo que a tecnologia avança, Marketing Analytics é fundamental para que profissionais de marketing e vendas tenham uma visão completa do cliente, alcancem segmentações precisas e aumentem o ROI das campanhas garantindo a segurança e privacidade dos dados.
Marketing Analytics é mais do que dashboards customizados e para romper a barreira de análises de dados em silos é necessário estratégias para coleta, tratamento e ativação de dados, além de maturidade analítica. Ele é o estudo de dados para criar e evoluir estratégias de marketing e atividades de comunicação, como campanhas de mídia, por exemplo.
Um ambiente analítico de marketing é fundamental para que profissionais tenham melhor clareza do retorno proporcionado pelas ações de marketing e comunicação. Isso é possível, por exemplo, realizando testes A/B, de incrementalidade, dentre outros.
De acordo com pesquisa realizada pela McKinsey, 71% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam interações personalizadas. Essa informação reforça a importância de conhecer profundamente o perfil do cliente para a partir disso construir estratégias de marketing e vendas que gerem bons resultados.
Uma outra pesquisa também da McKinsey descobriu que as empresas que se destacam na personalização geram 40% mais receita dessas atividades, comparado a outros players.
Para a construção de maturidade analítica em marketing é necessário sair da análise de dados em simples planilhas ou ferramentas de data visualization e partir para a utilização de ferramentas de Business Intelligence. Afinal, é inviável lidar com um grande volume de dados e cruzar informações de diversas fontes sem uma plataforma eficiente de análise de dados.
A inteligência artificial e o aprendizado de máquina (Machine Learning) são componentes importantes que trazem uma série de vantagens para o ecossistema de análise de dados facilitando a exploração, a segmentação e a ativação de campanhas, criando experiências ricas orientadas por dados que vão além do BI convencional.
Ferramentas robustas e modernas para planejamento empresarial utilizam inteligência artificial e machine learning para exploração de dados, geração de insights integrados e construção de fluxos de trabalho para diferentes perfis de usuários, proporcionando análises e predições que favoreçam a construção de cenários para que profissionais de marketing tomem decisões de negócio.
É neste contexto de marketing analytics que o Looker se destaca como plataforma de Business Intelligence e Data Analytics.
Clientes que utilizam o Looker como solução de BI relataram que após a adoção da plataforma houve redução da dependência de equipes de BI para análise em 99%; aumento do valor médio de venda em 26%, além de aumento da produtividade, tomada de decisões, inovação e muito mais.
Quer saber mais como o Looker pode ajudar sua empresa na construção de projetos de dados e Marketing Analytics?
Nós da Hvar temos experiência em grandes projetos com Looker e expertise Google Cloud em Data & Analytics. Somos parceiros Premier Google Cloud e certificados para projetos de dados com o Looker.
Entre em contato conosco e solicite uma reunião para programarmos uma POC em seu ambiente de dados.