Recentemente, o Google anunciou o lançamento do Google Cloud Retail Search, uma nova ferramenta que promete revolucionar o Varejo e ajudar os varejistas a melhorarem os recursos de pesquisa de produtos em seus e-commerces. Segundo o Google Cloud, a novidade oferece aos varejistas novos recursos de pesquisa personalizáveis para cada necessidade comercial, com a qualidade do Google.
Quer saber mais sobre o Retail Search? Continue acompanhando o nosso texto e fique por dentro desse lançamento!
O que é o Retail Search?
O Retail Search é o novo produto Google que chegou ao mercado com a promessa de revolucionar as pesquisas e competir com outros gigantes das vendas digitais, como a Amazon. A nova ferramenta surgiu depois de um ano decisivo para os varejistas, que precisaram aumentar a capacidade digital de seus comércios em resposta à pandemia de Covid-19.
E o que esse contexto tem a ver com o Retail Search? Tudo, afinal o produto foi criado justamente para auxiliar varejistas de todos os setores. A proposta do Retail Search é a de resolver um problema em comum que afeta todos os e-commerces: o abandono de pesquisa. Segundo o Google, esse é um grande desafio para os varejistas. De acordo com uma pesquisa conduzida pela The Harris Poll, encomendada pelo Google Cloud, o chamado “abandono de pesquisa” custa aos varejistas mais de US$300 bilhões por ano.
Mas, o que é esse tal de “abandono de pesquisa”? É simples, quando o cliente não consegue encontrar facilmente o produto que procura e desiste da compra.
O Retail Search foi projetado para resolver esse problema com a compreensão do Google sobre a intenção e o contexto do usuário. O serviço usa esse entendimento para analisar a atividade do cliente em sites e aplicativos móveis e mapeia a intenção do cliente para o estoque de produtos.
Dessa forma, os varejistas podem usar a ferramenta para criar experiências de pesquisa que incluem sugestões automáticas, resultados personalizados e promoções relevantes para cada cliente. Os resultados da pesquisa com base no aprendizado de máquina melhoram a cada consulta.
Embora as plataformas de pesquisa tradicionais sejam baseadas em palavras-chave, a compreensão semântica do Google vai muito além. Utilizando a intenção da consulta e o Knowledge Graph do produto, é possível que os varejistas melhorem drasticamente as experiências dos clientes com a pesquisa baseada na aprendizagem. Afinal, a pesquisa de varejo ajuda os compradores a obterem o que eles desejam com mais rapidez, levando a taxas de conversão mais altas e consumidores mais felizes
Experiências de sucesso com a novidade do Google Cloud
A rede de lojas de departamentos norte-americana Macy’s já aposta no Retail Search. Depois de fazer um teste piloto que melhorou as taxas de cliques e a receita por visita, o Diretor de Gerenciamento de Produtos para Pesquisa da Macy’s afirmou, em um comunicado, que “Entender as necessidades de nossos clientes e ser capaz de entregar resultados de forma integrada é fundamental para fornecer uma experiência de compra agradável”.
No último ano, antes mesmo de a pandemia se estabelecer nos Estados Unidos, a Macy’s optou por dobrar sua estratégia de crescimento digital ao fechar várias lojas físicas. Em maio deste ano, a empresa informou que as vendas digitais representaram 37% de sua receita líquida, 13 pontos a mais que no primeiro trimestre de 2019.
O Retail Search é um serviço totalmente gerenciado que se junta a um conjunto de outras ferramentas que o Google criou para varejistas. A API de varejo unificada do Google Cloud permite que os desenvolvedores implementem e integrem facilmente a ferramenta de pesquisa com outras soluções de descoberta de produtos, como Recommendations AI e Vision Product Search.
Para saber mais sobre as ferramentas do Google Cloud para o Varejo, entre em contato conosco! A Hvar é parceira do Google e implementa soluções de Retail Search e Recommendations AI em e-commerces de nossos clientes. Temos especialistas prontos para tirar todas as suas dúvidas.