O Design Thinking é uma metodologia que visa inovação para gerar mudanças reais para melhor. Sendo assim, é um processo que busca identificar oportunidades de maneira criativa em um desafio, sendo amplamente utilizado em vários setores para impulsionar soluções. E as áreas de TI também podem se beneficiar do pensamento criativo! Já pensou nisso? Afinal, ele pode ajudar organizações a resolverem problemas de maneiras fora da caixinha.
O principal valor do Design Thinking é a capacidade de obter novas percepções sobre os problemas, sendo capaz de refletir continuamente sobre o contexto dos desafios, as soluções potenciais, as pessoas envolvidas, etc. Sempre pensando em formas inovadoras de lidar com as questões. E isso tem tudo a ver com dados! Continue lendo para saber mais.
O que é Design Thinking
De acordo com o CEO da IDEO, Tim Brown, Design Thinking é: “Uma abordagem centrada no ser humano para a inovação que se baseia nas ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios.”
Para simplificar, podemos explicar o Design Thinking em três atributos:
- Centrado no ser humano: as pessoas devem estar no centro do seu projeto;
- Abordagem para a inovação: é uma metodologia que visa, prioritariamente, soluções inovadoras;
- Integrar pessoas, tecnologia e negócios: o Design Thinking deve reunir o usuário final (pessoas) usando a tecnologia que já existe agora e/ou existirá em um futuro próximo.
Tendo isso em mente, o Design Thinking pode ser definido como uma metodologia específica para projetar novos produtos, serviços e experiências que colocam o usuário no centro do processo, usando todos os conhecimentos para unir o usuário e a tecnologia enquanto atende aos requisitos de negócios.
Ou seja, o Design Thinking consiste em adotar a abordagem que um designer faria – focando no usuário, incorporando tecnologia, considerando a desejabilidade e viabilidade – fora de um contexto de design. Isso significa mexer e brincar com uma ideia, revisando e testando novas possibilidades o tempo todo.
O processo dessa metodologia
Quer entender o processo do Design Thinking? Então continue acompanhando o texto!
- Simpatize. Trabalhe para entender seu público – quem é seu público, quais são suas dores, problemas, atitudes e o que eles desejam realizar em um nível emocional, além do seu produto;
- Definir. Defina o problema que você vai resolver no contexto das dores e desafios que você descobriu em sua descoberta de empatia. Isso leva a uma declaração de problema/desafio;
- Idealizar. Pense em várias maneiras diferentes de resolver o problema;
- Protótipo. Transforme essas ideias em um teste que você possa executar e obter dados limpos. Esse estágio geralmente reduz as ideias à medida que os problemas são descobertos.
- Teste. Mostre seus protótipos aos usuários e veja o que eles dizem.
Design Thinking, TI e projetos de dados
Agora que você já entendeu o que é o Design Thinking e como ele funciona, que tal entender um pouco mais sobre a sua aplicação em projetos de TI e Dados? A metodologia vem ganhando força como ferramenta de inovação. Quando aplicado a projetos de TI, demonstrou ajudar a melhorar a qualidade e a velocidade dos projetos.
Os princípios do processo de design, agora amplamente conhecidos como Design Thinking, podem ajudar a extrair o máximo da ciência de dados. Afinal, o design centrado no ser humano também pode ajudar a garantir que os insights resultantes sejam acionáveis e valiosos para as partes interessadas, que permanecem no centro do processo.
O pensamento de Design Thinking combinado com ciência de dados e análise pode ajudar as organizações a desbloquearem novas oportunidades e reforçarem a capacidade de inovação de longo prazo. Mais especificamente, o Design Thinking é uma forma de criar ideias, testá-las e analisar dados, para que você possa identificar as oportunidades que existem nos dados.
Gostou de conhecer melhor a metodologia do momento? A Hvar Consulting oferece um serviço chamado oficina de inovação que combina elementos do design thinking para criar soluções que envolvem o estado da arte (Analytics, Machine Learning, IOT, etc) e propõe uma solução prática para os problemas do dia a dia das empresas, com resultado prático em até 6 semanas através de squads. Agende uma apresentação com o time da Hvar Consulting enviando um email para hvar@hvarconsulting.com.br.