Nos últimos anos a quantidade de dados gerados pelas empresas vem aumentando e todos sabem que esses os dados são essenciais para a evolução dos negócios, porém, nem todas as empresas sabem como transformá-los em informações que podem auxiliar na otimização de processos ou na melhoria dos resultados.
Esses dados são gerados a partir das atividades e operações diárias de uma empresa, mas se você não souber como tratá-los ou o que fazer com eles, não terão grande valor estratégico. Mas graças aos avanços em Data Analytics as empresas hoje são capazes de explorar novas oportunidades e implementar ações para melhorar os resultados do seu negócio transformando os dados em insights.
O que são insights?
O conceito de insight, no contexto corporativo, está relacionado a uma visão detalhada e aprofundada de algo que ajude a promover mudanças e ações mais assertivas. Os insights ajudam a otimizar os processos, uma vez que cada ideia proposta e fundamentada nos dados gerados, pode servir como base para se criar estratégias mais bem definidas e alinhadas com as metas da empresa.
Como transformar dados em insights?
No contexto de transformação digital que viemos hoje, para obter informações relevantes a partir de grandes volumes de dados e analisá-las adequadamente, é necessário contar com ferramentas e soluções de Data Analytics e, além disso, é importante que a empresa tenha em seu DNA uma cultura corporativa orientada à inovação, para que se possa realmente gerar insights que se traduzam em ações factíveis, que tragam resultados.
Mas para te ajudar, separamos 4 dicas de como transformar dados em insights e facilitar os caminhos para novas estratégias e processos.
1) Defina seus objetivos e metas
Para você saber quais dados são relevantes para o seu negócio e que podem fornecer as análises necessárias para promover uma mudança, antes é necessário ter um diagnóstico da situação atual e saber exatamente onde se pretende chegar.
Ou seja, sem objetivos claros e definidos, fica difícil determinar quais dados devem ser captados, tratados e analisados para se chegar a uma resultante que forneça o embasamento para geração de insights que podem auxiliar na melhoria dos processos.
Portanto, identifique seus gargalos, seus pontos de melhoria e defina onde quer chegar, e as análises corretas poderão te dizer como chegar.
2) Crie uma metodologia de análise dos dados
Se de fato sua empresa busca a inovação e a mudança, com foco no crescimento, é necessário estabelecer uma metodologia de análise de dados, para que a geração de novos insights se torne parte da cultura e dos processos internos de gestão.
Definir qual a melhor metodologia a ser utilizada na coleta, tratamento e interpretação dos dados, é crucial para que os processos de tomadas de decisão baseados em dados se tornem algo contínuo e consistente.
Para isso, é necessário estabelecer métricas (KPIs) que auxiliem na avaliação dos resultados e, além disso, testar hipóteses, medir, ajustar e repetir processos de análise.
Quando se desenvolve uma metodologia de análise consistente e passível de ser repetida, os processos se tornam mais ágeis e a tomada de decisões mais eficaz.
3) Escolha as ferramentas certas para captar os dados
A qualidade dos resultados que se pode obter a partir dos dados gerados está relacionada às ferramentas e soluções utilizadas na coleta, tratamento, cruzamento e análises desses dados. Por isso, é importante avaliar quais os recursos que atendem as demandas da sua empresa, levando em consideração o volume de dados e os objetivos do negócio.
Sem os recursos adequados é difícil coletar e transformar os dados em informações que possam gerar os insights necessários para promover o crescimento do negócio. Você pode contar com parceiros como a Hvar Consulting, que possui soluções de Analytics e pode auxiliar você nesse processo para se chegar às melhores ferramentas, de acordo com o perfil do seu negócio.
4) Personalize os relatórios com base nos objetivos
Os relatórios personalizados, baseados em dados coletados em tempo real, são a melhor forma para estabelecer uma linha de análise concreta e alinhada com objetivos específicos, para transformar dados em insights que possam se traduzir em ações efetivas.
Cada gestor precisa ter em mente seus objetivos pré-definidos para identificar os melhores cruzamentos de dados e gerar relatórios que forneçam a visão necessária para auxiliar na tomada de decisões. E as análises periódicas e o acompanhamento desses relatórios ajudam a ter uma visão evolutiva e a chegar a insights que podem trazer resultados mais significativos.
Todo esse processo, crucial para desenvolvimento e crescimento de um negócio, implica em uma parceria com soluções estratégicas que ajudam a mapear as necessidades para estabelecer uma visão analítica que promova a criação de insights para a melhoria na tomada de decisões.
A Hvar Consulting é uma empresa especializada em serviços de análise de dados, em parceria com a SAP Analytics Cloud e Data Analytics Google Cloud. Entre em contato e conheça nossos serviços.