fbpx
Logo Hvar com efeito 3D
Insights e Analise de Dados

Como gerar insights a partir da análise de dados

Nos últimos anos a quantidade de dados gerados pelas empresas vem aumentando e todos sabem que esses os dados são essenciais para a evolução dos negócios, porém, nem todas as empresas sabem como transformá-los em informações que podem auxiliar na otimização de processos ou na melhoria dos resultados. 

 Esses dados são gerados a partir das atividades e operações diárias de uma empresa, mas se você não souber como tratá-los ou o que fazer com eles, não terão grande valor estratégico. Mas graças aos avanços em Data Analytics as empresas hoje são capazes de explorar novas oportunidades e implementar ações para melhorar os resultados do seu negócio transformando os dados em insights. 

O que são insights? 

O conceito de insight, no contexto corporativo, está relacionado a uma visão detalhada e aprofundada de algo que ajude a promover mudanças e ações mais assertivas. Os insights ajudam a otimizar os processos, uma vez que cada ideia proposta e fundamentada nos dados gerados, pode servir como base para se criar estratégias mais bem definidas e alinhadas com as metas da empresa. 

Como transformar dados em insights?  

No contexto de transformação digital que viemos hoje, para obter informações relevantes a partir de grandes volumes de dados e analisá-las adequadamente, é necessário contar com ferramentas e soluções de Data Analytics e, além disso, é importante que a empresa tenha em seu DNA uma cultura corporativa orientada à inovação, para que se possa realmente gerar insights que se traduzam em ações factíveis, que tragam resultados. 

Mas para te ajudar, separamos 4 dicas de como transformar dados em insights e facilitar os caminhos para novas estratégias e processos. 

 1)  Defina seus objetivos e metas

Para você saber quais dados são relevantes para o seu negócio e que podem fornecer as análises necessárias para promover uma mudança, antes é necessário ter um diagnóstico da situação atual e saber exatamente onde se pretende chegar. 

Ou seja, sem objetivos claros e definidos, fica difícil determinar quais dados devem ser captados, tratados e analisados para se chegar a uma resultante que forneça o embasamento para geração de insights que podem auxiliar na melhoria dos processos. 

Portanto, identifique seus gargalos, seus pontos de melhoria e defina onde quer chegar, e as análises corretas poderão te dizer como chegar. 

2)  Crie uma metodologia de análise dos dados  

Se de fato sua empresa busca a inovação e a mudança, com foco no crescimento, é necessário estabelecer uma metodologia de análise de dados, para que a geração de novos insights se torne parte da cultura e dos processos internos de gestão. 

Definir qual a melhor metodologia a ser utilizada na coleta, tratamento e interpretação dos dados, é crucial para que os processos de tomadas de decisão baseados em dados se tornem algo contínuo e consistente. 

Para isso, é necessário estabelecer métricas (KPIs) que auxiliem na avaliação dos resultados e, além disso, testar hipóteses, medir, ajustar e repetir processos de análise 

Quando se desenvolve uma metodologia de análise consistente e passível de ser repetida, os processos se tornam mais ágeis e a tomada de decisões mais eficaz. 

3)  Escolha as ferramentas certas para captar os dados 

A qualidade dos resultados que se pode obter a partir dos dados gerados está relacionada às ferramentas e soluções utilizadas na coleta, tratamento, cruzamento e análises desses dados. Por isso, é importante avaliar quais os recursos que atendem as demandas da sua empresa, levando em consideração o volume de dados e os objetivos do negócio.  

Sem os recursos adequados é difícil coletar e transformar os dados em informações que possam gerar os insights necessários para promover o crescimento do negócio. Você pode contar com parceiros como a Hvar Consulting, que possui soluções de Analytics e pode auxiliar você nesse processo para se chegar às melhores ferramentas, de acordo com o perfil do seu negócio. 

4)  Personalize os relatórios com base nos objetivos 

Os relatórios personalizados, baseados em dados coletados em tempo real, são a melhor forma para estabelecer uma linha de análise concreta e alinhada com objetivos específicos, para transformar dados em insights que possam se traduzir em ações efetivas. 

Cada gestor precisa ter em mente seus objetivos pré-definidos para identificar os melhores cruzamentos de dados e gerar relatórios que forneçam a visão necessária para auxiliar na tomada de decisões. E as análises periódicas e o acompanhamento desses relatórios ajudam a ter uma visão evolutiva e a chegar a insights que podem trazer resultados mais significativos. 

Todo esse processo, crucial para desenvolvimento e crescimento de um negócio, implica em uma parceria com soluções estratégicas que ajudam a mapear as necessidades para estabelecer uma visão analítica que promova a criação de insights para a melhoria na tomada de decisões. 

A Hvar Consulting é uma empresa especializada em serviços de análise de dados, em parceria com a SAP Analytics Cloud e Data Analytics Google Cloud. Entre em contato e conheça nossos serviços. 

 

Categorias

seta laranja

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos

Posts Recentes

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br

Logo Hvar com efeito 3D

Endereço

Rua  Santa Cruz, 2105
Cj. 1519 – 15º andar
Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04121-002

Telefone

+55 (11) 5539-0092

E-mail

hvar@hvar.com.br